João Corte Fernandes é o cabeça de lista da Iniciativa Liberal, pelo círculo eleitoral da Madeira, às eleições legislativas de 18 de maio que vão eleger os deputados à Assembleia da República.
Da lista, fazem parte também Bárbara Gil (artista plástica), António Afonso (economista), Tânia Manso (médica), Carolina Alves (gestora), e Nuno Sousa (engenheiro). São suplentes Rui Vaz Tomé, Margarida Lima, Rodolfo Novita e António Nóbrega.
João Corte Fernandes, com 35 anos, é natural da Madeira, licenciado em Gestão pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e com uma pós-graduação em Data Science & Business Analytics.
Citado num comunicado da IL Madeira, diz que aceitou o desafio com o compromisso de levar à Assembleia da República “uma voz da Madeira preparada, fundamentada e determinada a representar com seriedade e ambição os interesses da Região e dos seus cidadãos”.
O candidato “sublinha a importância de uma autonomia reforçada para a Madeira, defendendo um regime fiscal mais competitivo.”
Destaca, ainda, que “as políticas públicas devem focar-se em remover barreiras em vez de criá-las, especialmente em áreas cruciais para os madeirenses como o acesso à habitação e à saúde e a valorização do talento local, particularmente dos mais jovens.”
Considera estas medidas “essenciais para garantir um futuro mais próspero e sustentável para os madeirenses e para Região Autónoma”.