A Assembleia Municipal de Machico, reunida hoje na Escola Básica e Secundária, aprovou hoje, por unanimidade, a criação e o regulamento do Parlamento Jovem Municipal.
João Bosco, presidente da Assembleia Municipal, manifestou-se satisfeito com o resultado, porquanto esta é uma iniciativa que tem por objetivo formar aqueles que serão os políticos e decisores do futuro.
O Parlamento Jovem Municipal assemelha-se ao Parlamento Jovem Regional, implementando pela Assembleia Legislativa Regional. Em cada escola, os jovens ‘deputados’ formarão grupos de quatro alunos e um professor, vão apresentar, debater e votar propostas que considerem pertinentes. O plenário municipal deverá acontecer em março.
A ideia mais votada, aquela que reunirá a aprovação da maioria, ou até da unanimidade dos jovens representados na reunião magna, será levada à consideração da Câmara Municipal de Machico para ser concretizada.
João Bosco assinalou a circunstância desta proposta ter sido votada na Escola Básica e Secundária de Machico, onde é esperado que o parlamento jovem cative os alunos durante o presente ano letivo. O autarca enalteceu também a forma cordial como decorreu a reunião.
A mesa da Assembleia Municipal de Machico é composta por João Bosco, Ana Paula Góis e Maria de Fátima Alves (PS), tem 9 deputados socialistas, 8 do PSD e 1 do JPP.