MADEIRA Meteorologia

Madeira: Agência nacional defende que combate a incêndios pode ser feito com água do mar

Data de publicação
29 Janeiro 2025
15:44

O combate ao grande incêndio de agosto de 2024 na Madeira poderia ter sido feito também com água do mar, considerou hoje o presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, Tiago Oliveira.

“Não compreendo porquê que isso não foi feito”, disse, sublinhando que, na sua perspetiva, os dois aviões Canadair que atuaram na região deviam ter carregado água do mar, se tivessem condições para tal.

Tiago Oliveira, que falava na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, numa audição sobre a gestão dos meios de proteção civil no incêndio de agosto de 2024 na Madeira, alertou para o facto de a região enfrentar “desafios extraordinários” ao nível de fogos rurais, decorrentes das alterações climáticas.

“Aquilo que está em causa sempre, aqui, nos Estados Unidos, em qualquer outro país, nesta matéria, é a qualidade da decisão, num primeiro nível, técnica e, num segundo nível, política”, avisou.

Também o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, ouvido hoje na mesma comissão, considerou que será “muito difícil” não utilizar água do mar no combate aos incêndios por meios aéreos na Madeira no futuro, embora reconheça não ser recomendável do ponto de vista ecológico e ambiental.

“Podemos fazer outros investimentos, que é ter um conjunto de áreas de retenção de água, auxiliados por outros meios de combate que não são usados em Portugal”, explicou, referindo-se à utilização de retardantes e gel, que, no seu entendimento, só não são usados por “razões economicistas puras”.

António Nunes sublinhou que na Madeira, como nos Açores e no continente, o combate aos fogos não é feito com tecnologias mais modernas porque não se quer investir, de modo que a utilização de água do mar será uma necessidade.

No decurso da audição, o presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais salientou como aspeto negativo o facto de a Madeira não integrar o Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, por recusa das autoridades regionais, vincando que seria uma oportunidade para ter acesso a “outro conhecimento” e estar ligada a protocolos internacionais.

Tiago Oliveira disse ser fundamental abordar o tema dos incêndios com estratégia, pois, na sua opinião, o problema não se resolve com mais meios aéreos (a Madeira dispõe apenas de um helicóptero), mas também com outro modelo de gestão florestal e com uma equipa apeada de pelo menos 60 elementos “a trabalhar 365 dias por ano” em faixas corta-fogo.

“Os incêndios previnem-se durante o inverno, durante a primavera/verão faz-se a preparação da campanha e depois a gestão dos meios”, alertou, avisando para o facto de nenhuma ter “capacidade para suster a circunstância meteorológica”, como o prova os recentes incêndios na Califórnia, nos Estados Unidos.

“A Madeira também não vai ter no futuro, por mais investimentos que faça na preparação e na prontidão, donde é muito importante que tenha processos de apoio em circunstância de emergência com as melhores práticas internacionais”, defendeu.

Já o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, afirmou que, no caso do incêndio de agosto de 2024, as autoridades regionais deveriam ter solicitado auxílio externo mais cedo.

“Haveria condições para um apoio diferenciado mais cedo, com outros meios e com maior eficácia, até porque alguns desses meios vieram-se a revelar cinco ou seis dias depois”, disse António Nunes.

No decurso das audições, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e o presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais responderam apenas a perguntas formuladas pela deputada socialista Sofia Canha e pelo deputado do Chega Francisco Gomes, eleitos pelo círculo da Madeira.

No entanto, a deputada do PSD Paula Margarido, também eleita pelo círculo da Madeira, interveio para acusar o PS, partido que requereu as audições, de desrespeito pela Constituição e pela autonomia, realçando que compete à Assembleia Legislativa da Madeira fiscalizar os atos do Governo Regional e não à Assembleia da República.

A deputada lembrou ter sido constituída uma comissão de inquérito no parlamento madeirense com o mesmo objetivo, cujos trabalhos foram suspensos na sequência da queda do executivo minoritário do PSD, na qual o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses já foi ouvido, sendo que estava também prevista a audição ao presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

“É lamentável que estejamos aqui na Assembleia da República a gastar meios, quer pessoais, quer financeiros, numa autêntica duplicação do que se passa na Região Autónoma da Madeira”, declarou.

A mesma posição foi manifestada pelo deputado comunista António Filipe, que considerou não haver justificação para a questão do incêndio na Madeira estar a ser tratada na Assembleia da República.

O incêndio rural deflagrou na ilha da Madeira em 14 de agosto, nas serras do município da Ribeira Brava, propagando-se progressivamente aos concelhos de Câmara de Lobos, Ponta do Sol, na zona oeste da Madeira, e Santana, na costa norte.

No dia 26, foi declarado “totalmente extinto”, com mais de cinco mil hectares de área ardida.

Segundo o executivo madeirense, não houve registo de feridos ou da destruição de casas e infraestruturas públicas essenciais, mas foram atingidas áreas florestais e pequenas produções agrícolas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Entre partidos e coligações, apresentam-se às eleições de 23 de março 14 candidaturas. Como interpreta a presença de tantas listas?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

9:58

Um acidente aparatoso ocorreu na manhã deste sábado na via rápida, na descida antes da saída para o Caniço de Baixo, no sentido Funchal - Santa Cruz.

20:16

Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa.

O ex-presidente do FC Porto não resistiu a uma doença prolongada e partiu aos 87 anos, menos de um ano depois de ter deixado...

11:56

As operações no Aeroporto Internacional da Madeira estão a ser afetadas esta manhã pelo vento forte que motivou aviso do Instituto Português do Mar e da...

18:16

Uma menina de dois anos e a sua mãe de 37 anos, que estavam entre as cerca de 40 pessoas feridas num ataque com um carro em Munique, na quinta-feira, morreram...

18:32

O encontro entre Juventude de Gaula e Xavelhas, da 14.ª jornada da I divisão de futebol sénior masculino, terminou precocemente devido a uma agressão de...

19:28

O arquipélago da Madeira vai estar, segunda-feira, sob aviso amarelo para precipitação, vento e agitação marítima.

Na costa Sul e nas Regiões Montanhosas,...

9:12

Um jovem de 17 anos, madeirense, foi encontrada inconsciente na esta madrugada na Zona Velha do Funchal.

O incidente ocorreu por volta das 3h00, e a jovem...

• PUB
17:54

O Marítimo foi para o intervalo a perder por 3-0 na visita ao Alverca, em partida da 22.ª jornada da II Liga de futebol.

Correu tudo mal à equipa de Ivo...

14:17

O Estoril Praia denunciou hoje um alegado caso de racismo no jogo de sábado frente ao Nacional, da 22.ª jornada da I Liga de futebol, na Madeira, pedindo...

18:58

O Marítimo foi hoje goleado, por 5-0, na visita ao Alverca, em partida da 22.ª jornada da II Liga de futebol.

No primeiro tempo, a turma da casa marcou...

Últimas

23:08

“Conclave”, de Edward Berger, foi hoje considerado o Melhor Filme pela academia britânica, que lhe atribuiu quatro prémios BAFTA 2025, numa cerimónia que...

21:58

Face às previsões de chuva e vento fortes e de agitação marítima, para os próximos dias, com avisos laranja e amarelo para o arquipélago da Madeira, a...

21:35

O Presidente ucraniano anunciou hoje que chegou aos Emirados Árabes Unidos para uma visita que inclui a discussão de um “grande programa humanitário”,...

21:09

O incêndio ocorrido esta tarde, na Madalena do Mar, foi dado como extinto por volta das 19h300, mas os bombeiros mantêm-se vigilantes.

O fogo deflagrou...

20:04

O FC Porto venceu o Farense, em Faro, este domingo, por 1-0.

O único golo da partida foi apontado por Francisco Moura, ao minuto 48.

Com o triunfo, o FC...

19:38

O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo reagiu hoje à morte do ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa, no sábado, aos 87 anos, endereçando...

19:28

O arquipélago da Madeira vai estar, segunda-feira, sob aviso amarelo para precipitação, vento e agitação marítima.

Na costa Sul e nas Regiões Montanhosas,...

• PUB
18:58

O Marítimo foi hoje goleado, por 5-0, na visita ao Alverca, em partida da 22.ª jornada da II Liga de futebol.

No primeiro tempo, a turma da casa marcou...

18:24

O presidente da Assembleia da República, Aguiar Branco, referiu hoje na Maia caber aos partidos com assento no parlamento a alteração do regimento em resposta...

18:13

O ex-Presidente da República António Ramalho Eanes considerou hoje que a morte, no sábado, do antigo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, enlutou não...