A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco será alvo de obras que, numa vertente, visam a implementação de medidas de melhoria energética, num valor de 194.500 euros, e noutra avança para a beneficiação de polidesportivos e espaços exteriores, com um orçamento previsto superior a 1,4 milhões de euros. Obras que deverão ficar concluídas no primeiro semestre de 2024, como adiantou Pedro Fino.
Os secretários regionais de Equipamentos e Infraestruturas e de Educação, Ciência e Tecnologia visitaram hoje o estabelecimento de ensino. O governante com a pasta das obras públicas adiantou que o objetivo é avançar com intervenções com vista à melhoria energética noutros edifícios escolares.
“Temos como uma prioridade, no programa de Governo, relativa à implementação de medidas de eficiência energética nos edifícios públicos”, sublinhou Pedro Fino, lembrando que o processo já decorre no parque habitacional público, equipamentos escolares, infraestruturas desportivas e edifícios da administração pública”.
Relativamente às obras de reabilitação da escola Gonçalves Zarco - que incluem intervenções nos arredores do edifício escolar, nomeadamente execução de um novo pavimento nas áreas de circulação, remodelação de toda a iluminação exterior, novo pavimento nos campos de jogos e nos espaços adjacentes, assim como uma nova rede de águas pluviais nos campos polidesportivos – vêm melhorar um edifício com algumas décadas.
Jorge Carvalho, com a tutela da Educação, recordou que o parque escolar da Região tem vindo a sofrer melhorias significativas ao longo dos anos. No caso particular daquela escola, o governante clarificou que “estamos a falar de infraestruturas desportivas que ainda tinham como piso asfalto e que necessitavam de melhoria a esse nível de for4ma a que toda a prática desportiva possa ocorrer em melhores condições”.