“O Papel das Cidades Pequenas no Desenvolvimento Sustentável na Europa Atual” será o tema da terceira sessão do Ciclo de conferências do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa), que se realiza no próximo dia 13 de junho, a partir das 14h30, no Auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas.
Conforme recorda uma nota enviada à redação, esta conferência insere-se no âmbito da linha de investigação de Desenvolvimento Comunitário do CIE-UMa e será proferida por Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.
Já a moderação vai estar a cargo de Liliana Rodrigues, professora associada com agregação da Faculdade Ciências Sociais da UMa e responsável por esta linha de investigação.
Entre os objetivos desta sessão destaca-se a vontade de consolidar a reflexão sobre os poderes nacionais e locais e discutir a possibilidade da democratização transnacional, mas também “refletir sobre as assimetrias regionais” e perceber como “tirar partido do próximo programa financeiro europeu para o desenvolvimento regional, de forma a potenciar zonas que não são demograficamente elevadas e que ainda têm índices de desenvolvimento que ficam aquém ao nível das infraestruturas rentáveis e sustentáveis, do emprego e da qualificação, da transformação e adaptação da educação à era digital, e da construção de uma identidade europeia”.
“Compreender o papel que as cidades mais pequenas desempenham no desenvolvimento e coesão territoriais, nomeadamente no que diz respeito às questões da pobreza, da inclusão e da reinserção social, será crucial para o futuro das regiões europeias”, adita ainda a mesma nota.
A participação é aberta ao público em geral, mas requer pré-inscrição, até 12 de junho, através da submissão do formulário disponível em https://cie.uma.pt