O Pé de Cabra Oak, da BeerHouse Madeira, foi distinguida, no Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, como a a Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa de 2024.
No passado sábado, foram divulgados os resultados do XII Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, numa animada celebração no HopSin Brewpub, em Colares.
Esta edição contou com quase 150 cervejas em prova — um número recorde que confirma o dinamismo e a crescente qualidade da produção cervejeira nacional. “Foi uma verdadeira festa da cultura cervejeira portuguesa, com quizzes, música, palestras e workshops — e, claro, com a melhor cerveja nacional à disposição”, realça uma nota enviada à redação.
A avaliação técnica tinha sido realizada por 15 juízes de diversas nacionalidades, no fim-de-semana anterior, que avaliaram, em prova cega, todas as cervejas submetidas.
O XII CNCCA também fica marcado pela criação do Tributo Espírito Cervejeiro, uma distinção que pretende homenagear personalidades que contribuíram de forma notável para a cultura cervejeira portuguesa. O primeiro Tributo foi atribuído, a título póstumo, a João Paulo Sousa, um dos fundadores do Cantinho Café, em Castelo Rodrigo, cuja paixão e dedicação deixaram uma marca profunda na comunidade cervejeira.
Um dos grandes destaques desta edição foi a vitória, na categoria Ale, de uma cerveja sem álcool. “A Non Alcoholic Passion Fruit Gose, além de original, mostra que este tipo de cervejas pode ser pleno de sabor, qualidade e aroma — uma tendência crescente no setor que aqui encontrou uma representação de excelência. Este ano, os autores das cervejas vencedoras nas categorias Lager e Ale terão a oportunidade de reproduzir as suas receitas em escala profissional nas instalações da HopSin (Colares) e da BeerHouse Madeira (Funchal), respectivamente. Um passo importante para quem pretende fazer do seu hobby um trabalho”, refere o comunicado.
No final da avaliação, estas três cervejas voltaram a ser provadas numa avaliação final, “best of show”, para eleger a Melhor Cerveja Artesanal Portuguesa de 2024. E a grande vencedora é a Pé de Cabra Oak, da BeerHouse Madeira, “um projeto insular que confirma que a paixão pela cerveja artesanal não conhece fronteiras — e que a descentralização no setor é hoje uma realidade”.
A Madeira juntou-se assim ao pódio ao lado da Barona, da região do Alto Alentejo, e da Dois Corvos, de Lisboa.
O Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais, certificado pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), é um evento único do género em Portugal, pois não é uma feira nem um festival de cerveja. “Mas, mais do que um concurso, é um espaço de celebração, partilha e inspiração para todos os que fazem da cerveja — caseira ou artesanal — uma arte em constante evolução”, remata.