Foi em nome da identidade regional e da preservação das suas particularidades, mas também enquanto fator decisivo para ajudar a impulsionar o turismo, que o PS-Madeira defendeu, hoje, a valorização da cultura popular madeirense.
Estas são palavras de Paulo Cafôfo, que, de visita à Festa dos Compadres, em Santana, não deixou de enaltecer a importância deste cartaz que marca o pontapé de saída nas festividades carnavalescas na Região e que, tradicionalmente, atrai àquela cidade do norte da ilha vários milhares de madeirenses e turistas.
“A valorização dos costumes e tradições de um povo é determinante não só para a população residente, mas também para a preservação das especificidades próprias de uma região como a Madeira, que vive fortemente do turismo”, referiu o líder dos socialistas madeirenses, num comunicado enviado à redação, no qual vincou ainda é precisamente por causa dessas caraterísticas que a distinguem de outras regiões que a Madeira é procurada pelos turistas.
Como considerou o socialista, o Carnaval, neste caso a Festa dos Compadres, pela sua genuinidade, constitui um desses elementos diferenciadores que importa preservar e até potenciar.