O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, EPERAM) informa que os Rastreios da Retinopatia Diabética e Saúde Visual Infantil irão decorrer na ilha do Porto Santo, na semana de 14 a 18 de outubro.
Ambos os rastreios são de base populacional. O Rastreio da Retinopatia Diabética é destinado à população a partir dos 12 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus, consistindo este na realização de um exame à retina, denominado de retinografia.
Já o Rastreio de Saúde Visual Infantil destina-se a crianças que tenham ou venham a completar os 4 anos em 2024 (nascidos em 2020), que não tenham já seguimento no Hospital Dr. Nélio Mendonça ou óculos prescritos. Trata-se de um rastreio que permitirá identificar os casos de erros refrativos e ambliopia atempadamente e em larga escala na RAM, bem como, possibilitar o diagnóstico e o tratamento atempado.
Os dois rastreios são realizados por técnicos especializados de ortóptica.
O SESARAM estima convocar para o Rastreio da Retinopatia Diabética cerca de 596 utentes e para o Rastreio de Saúde Visual Infantil cerca de 29 crianças.