MADEIRA Meteorologia

Rui Teixeira deixa conselhos à população devido ao tempo quente

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
10 Abril 2024
13:52
O Comandante da Autoridade Marítima Nacional e da Zona Marítima da Madeira pede que a população tenha “comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”, já que não existe, como se sabe, “o dispositivo de segurança balnear” nesta fase do ano.

Tal como tem sido amplamente avançado pelo JM, a previsão meteorológica aponta para um final de semana de bom tempo e com temperaturas acima da média. Rui Teixeira, Capitão dos Portos do Funchal e do Porto Santo, aconselha a “população a adotar comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou a zonas costeiras”, evitando, dessa forma, a “uma exposição desnecessária ao risco”. Além deste pedido, o comandante da Zona Marítima da Madeira (ZMM) garante que serão reforçados os meios de fiscalização nas praias e zonas costeiras da RAM.

  • Rui Teixeira aconselha população a ter precaução com a chegada do tempo quente.

Face à “possibilidade de uma maior afluência às praias, a Autoridade Marítima irá reforçar, a partir do dia 12 de abril (sexta-feira), a vigilância e fiscalização em algumas das zonas balneares, com o objetivo de sensibilizar a população a evitar comportamentos de risco”, reforça.

“É importante ter em conta que o mar nesta época do ano, é um mar de inverno e apresenta um risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima, apresentando também a sua morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano”, podendo “criar nas praias zonas de fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros que não se encontram sinalizados”, avisa.

Devido à possibilidade de grande afluência às zonas balneares, Rui Teixeira reforça que a população deve adotar comportamentos preventivos. Importa ainda referir que “as praias não se encontram vigiadas nesta altura do ano, isto é, não têm o dispositivo de segurança balnear”.

Como tal, a resposta a “uma situação de socorro poderá ser mais demorada, pelo que a população deverá ter um comportamento adequado e responsável, não se colocando em situações de risco”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas