A XV Semana da Saúde está a decorrer até ao próximo dia 20, na Escola Básica com Pré-escolar Bartolomeu Perestrelo.
Esta iniciativa visa proporcionar a toda a comunidade educativa diversas atividades lúdicas e desportivas, palestras, workshops e alguns rastreios, com o intuito promover literacia de cultura física, numa vertente de educação para a saúde.
De acordo com um comunicado da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, na segunda-feira foram realizadas avaliações às condições físicas dos alunos e dessa avaliação resultará um aconselhamento personalizado conducente à melhoria dos resultados.
O secretário regional esteve presente na sessão de abertura, tendo felicitado a escola e o grupo de Educação Física pelo projeto que, segundo disse, enquadra-se nos princípios do sistema educativo regional.
“Esta semana é importante não apenas pelas atividades promovidas, mas acima de tudo pela intervenção que possibilita ao longo do ano letivo, à medida de cada um. É algo que entendemos fundamental, não só neste caso da Educação Física e do Desporto, mas enquanto princípio subjacente a todo o processo de ensino e aprendizagem. O sucesso à medida de cada um dos alunos só é possível como acontece nesta iniciativa: uma avaliação diagnóstica e uma intervenção direcionada para a condição de cada um”, considerou.
Na sessão inaugural foram entregues prémios FITescola®, programa concebido para educar e avaliar os jovens através de uma bateria de testes físicos que tem em conta as três componentes consideradas importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo: a aptidão aeróbia, a composição corporal e a aptidão neuromuscular (força muscular, resistência, velocidade, agilidade e flexibilidade).
Ao longo do evento, para além de uma série de modalidades passíveis de serem experimentadas, estará disponível a toda a comunidade educativa rastreios de visão, glicémia, colesterol, peso, altura e índice de massa corporal.