Um simulacro de incêndio envolveu a comunidade escolar da creche ‘O Búzio’, integrada na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar e Creche de Água de Pena.
De acordo com um comunicado da Secretaria Regional da Educação, foi simulado um incêndio na cozinha e foram treinados os procedimentos de emergência constantes no Plano de Emergência do referido estabelecimento de ensino.
Na ocasião, estavam presentes 54 crianças, com idades até aos 3 anos, e 13 adultos, entre docentes e não docentes.
“Toda a equipa do infantário se mobilizou de acordo com o referido plano de emergência, com cada elemento da equipa a desempenhar de forma exemplar cada uma das missões atribuídas – alarme, alerta, tentativa de extinção do incêndio, cortes de gás e luz, evacuação, confirmação da evacuação, contagem dos alunos e, por fim, receção aos meios do socorro”, adianta a mesma fonte.
O exercício contou com a presença dos Bombeiros Municipais de Machico e PSP local, bem como com os técnicos do Serviço Regional de Proteção Civil e da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que auxiliaram na observação e avaliação do simulacro.
De acordo com a mesma fonte, “os técnicos reforçaram a importância destes treinos, particularmente com alunos desta faixa etária, em que a mobilidade merece especial atenção e são necessárias várias estratégias e cooperação de todos os adultos de forma a conseguir-se uma rápida evacuação”.
“Os simulacros de evacuação e de abrigo, assim como os vários temas do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos – entre os quais os riscos naturais e os gestos que salvam vidas – mantém nas escolas da RAM uma dinâmica de treino e sensibilização que pretende continuar a desenvolver uma cultura de segurança na comunidade educativa, de forma a melhorar comportamentos e estratégias para lidar com diferentes situações de risco”, sustenta a tutela da Educação.