MADEIRA Meteorologia

Sustentável 2030 financia intervenções para enfrentar alterações climáticas

Data de publicação
06 Dezembro 2023
15:40

Helena Azevedo, presidente da Comissão Diretiva do Sustentável 2023, à margem da apresentação do respetivo programa, afirmou que se estão a mobilizar opções de investimento relevantes para a transição energética e climática.

Conforme fez questão de sublinhar, tal ação surge com o propósito de dar resposta aos desafios que decorrem da sustentabilidade e transição climática, com especial foco na descarbonização. “Portugal enfrenta exigentes desafios ao nível da adaptação às alterações climáticas e da transição energética. As intervenções que vão ser possíveis de financiar através do Sustentável 2030 são fundamentais para enfrentar estes desafios, bem como para cumprirmos com o objetivo da neutralidade carbónica em 2050”, asseverou.

Promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção dos riscos de catástrofe e o reforço da resiliência é um dos objetivos estratégicos do programa e, tendo em conta as características climáticas e da Madeira, esta torna-se especialmente vulnerável ao aumento da temperatura, à redução da precipitação, à ocorrência de eventos meteorológicos extremos e à subida do nível médio do mar, pelo que as intervenções são prioritárias na Região.

Por isso, as intervenções irão consistir no fortalecimento da resiliência das zonas costeiras e das áreas com maior risco de inundação e de derrocadas aos riscos decorrentes das alterações climáticas, no fomento ao desenvolvimento e à transferência de conhecimento em temas relevantes para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas, no robustecimento da resiliência regional aos riscos associados às alterações climáticas, numa verba prevista de 136 milhões de euros.

Helena Azevedo frisou, ainda, a possibilidade de haver ajustamentos. Ademais, avançou que as principais entidades beneficiárias são a administração pública regional e local, entidades do setor público empresarial regional e outras entidades, mas que os destinatários, esses, são, de facto, as populações. Mais referiu que os avisos estão abertos até 30 de julho de 2024.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestora de Projetos Comunitários
16/11/2024 08:00

Esta semana foi marcada por uma espécie de “déjà vu” da crise política que marcou a atualidade regional a partir de janeiro de 2024 e que culminou num...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas