Miguel Albuquerque esteve esta sexta-feira na Web Summit, em Lisboa, visitando o stand madeirense, naquela que considera ter sido a melhor participação de sempre, relembrando-se que logo no primeiro dia o espaço, e o desempenho da Região nesta área, foram alvo de fartos elogios de António Costa.
Hoje, o presidente do Governo Regional que esteve acompanhado do secretário regional da Economia, Rui Barreto, e teve um encontro com Fernando Medina, ministro das Finanças, realçou a importância da área tecnológica na economia regional, crendo que dentro de cinco anos possa mesmo estar na vanguarda, à frente do turismo.
Assim, em declarações à Antena 1 Madeira, e no balanço daquela que considera ter sio a melhor participação madeirense no certame, Miguel Albuquerque diz que para a Região o objetivo é tornar o setor das tecnologias mais importante do que o turismo para a economia regional. "Acho que é um setor estratégico determinante para o futuro. Porque a nossa ideia é que dentro de cinco anos o volume do negócio das tecnológicas possa ultrapassar o do turismo".
"É a grande oportunidade da Madeira se desenvolver sem os handicaps tradicionais da distância, da falta de escala de mercado, do transporte de pessoas e bens. E há a possibilidade de estabelecermos parcerias, tudo dependendo da nossa massa cinzenta. Acho que é a grande oportunidade de a Madeira trabalhar em igualdade de circunstâncias com os territórios continentais", consoante suas palavras, recolhidas e difundidas pela rádio pública.
David Spranger