O presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, Tiago Freitas, prosseguiu esta semana com um conjunto de visitas aos viticultores da Região Autónoma da Madeira, segundo nota de imprensa enviada às redações.
O roteiro já passou pelo norte, no concelho de São Vicente, com uma visita a duas produções. Nesta fase, explicou Tiago Freitas, “as vinhas encontram-se já num processo de senescência foliar (envelhecimento e queda de folhas), mais avançado do que no sul da Madeira, uma vez que as temperaturas desceram mais cedo a norte da ilha. Em fevereiro e março deverão surgir os primeiros rebentos”.
O presidente do IVBAM, que se fez acompanhar pela restante equipa do Conselho Diretivo do IVBAM, Gonçalo Tito Caldeira e Marisa Santos, salientou depois que o apoio técnico que o Instituto do Vinho disponibiliza aos viticultores nas diferentes fases da produção, assim como registou a reconversão das vinhas, que acontece de uma forma generalizada, para castas com maior procura no mercado.
Estas visitas, referiu ainda o responsável, servem também para reforçar o trabalho de proximidade do IVBAM junto dos viticultores, assim como inteirar-se das suas preocupações e necessidades.