Paulo Pereira abriu já a XVI Conferência Anual do Turismo, uma organização da Ordem dos Economistas que decorrer ao logo da manhã de hoje no Centro de Congressos da Madeira.
O presidente da Delegação da Madeira abriu os trabalhos, que este ano se desenrolam à volta da temática Tecnologia, sendo recordado, logo à entrada que setembro estabeleceu um novo recorde de dormidas na Região, com cerca de um milhão de pernoitas, que o impacto do Turismo representa um terlo do PIB da Madeira e ainda que o setor emprega 23.000 pessoas, 17% da população ativa.
Paulo Pereira relevou, num panorama geral, que no pós-pandemia, “todas as melhorias tiveram origem no turismo”, inclusive contrariando as injeções de valores promovidos pela União Europeia em outras áreas.
A economia de mercado livre “não é economia em que os têm de perder para outros ganhar” e os “maiores avanços da civilização nunca vieram de um governo centralizado”, foram outras notas deixadas, em tom crítico.
Acerca do conteúdo da conferência, “é inegável que vivemos tempos em que a tecnologia tem uma maior aproximação prática à vida das pessoas”, esperando que a conferência e as experiências pessoas e profissionais que irão ser partilhadas no Centro de Congressos da Madeira possa entroncar na atual realidade turística da Madeira em que, acredita, “os agentes estão a maximizar o sucesso”.