O Veículo de Superfície Não Tripulado – DriX, que foi adquirido pela Região ao abrigo do PRR vai ser apresentado esta sexta-feira, 12 de julho, pelas 11h00, no Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, em São Lázaro.
A aquisição deste equipamento foi concretizada através do projeto tecnologias oceânicas (PRR-TC-C10-106-RAM), visando suprir as necessidades de investigação marinha na Região Autónoma da Madeira.
O DriX é um veículo autónomo de superfície – navegação controlada à distância – dotado de tecnologias para a recolha sistemática de dados hidrográficos, oceanográficos e meteorológicos, com capacidade para cobrir toda a Zona Económica Exclusiva da Região, inclusive as ilhas Selvagens.
Este veículo autónomo de superfície representa para a Região Autónoma um avanço significativo na tecnologia de investigação marítima e permitirá aprofundar grandemente o conhecimento do mar do arquipélago e dos seus recursos.
Há, neste momento, um grupo de técnicos e investigadores da ARDITI/Observatório Oceânico da Madeira capacitado para operar o DriX, na sequência da conclusão de um curso de formação em La Ciotat, no sul de França.
O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, vai estar presente na apresentação.