MADEIRA Meteorologia

Primeiro navio de cruzeiros já atracou, venham os próximos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Junho 2021
5:00

O vice-presidente do Governo Regional esteve, ontem de manhã, no porto do Funchal para assinalar a chegada do navio ‘MS World Voyager’, que atracou ontem de manhã com 51 passageiros, a maioria alemães, que embarcaram em Canárias e percorreram as ilhas açorianas. Amanhã, embarcam 78 passageiros para uma nova operação com destino aos Açores e Canárias. O navio, com capacidade para 200 passageiros e que serve um segmento de mercado médio alto, sai esta sexta-feira, vai fundear nas Desertas, onde os clientes terão uma nova experiência de contacto com a natureza daquelas ilhas, seguindo depois para o Porto Santo, onde também terão oportunidade de conhecer a ilha, em ‘bolha’, ou seja, com todas as medidas de segurança exigidas nos tempos pandémicos em que se vive.

Foi o primeiro navio de cruzeiros a atracar na Madeira nestes 14 meses de pandemia e tem um significado muito importante para a Região em termos da retoma do setor. “Recebemos com uma grata satisfação e orgulho este navio ainda para mais tem como proprietário um português e está registado no Centro Internacional de Negócios da Madeira”.

Esta nova rota, uma estreia de uma operação de cruzeiros entre as ilhas dos Açores e a Madeira, veio também experimentar toda a logística de segurança sanitária do porto, sendo um sinal claro que que a infraestrutura portuária está preparada para o regresso dos navios de cruzeiros, conforme afiançou Pedro Calado, em declarações aos jornalistas. “É uma nova rota em que estamos a experimentar todo um sistema de segurança que foi montado ao longo do último ano e do plano de contingência que operacionalizamos com todos os agentes e operadores de navegação”, explicou o governante.

Pedro Calado assegurou que a APRAM tem “tudo pronto” para abrir o porto ao regresso dos navios de cruzeiro. “O relacionamento que temos com a autoridade de saúde tem funcionado em pleno e assegurado toda a segurança quer para quem nos visita quer para quem cá vive, o que é fundamental. A saúde pública está assegurada. Por isso, queremos aliar o mercado turístico com o comércio regional e pôr tudo a funcionar. É uma nova fase da vida e o retomar da atividade económica”.

O vice-presidente do Governo Regional mostrou-se confiante de que esta é a primeira de outras operações que vão surgir. “Esta é o primeiro grande passo e, sobretudo, é o mostrarmos a nível internacional e aos operadores de navios de cruzeiro que a Madeira” que o porto do Funchal está aberto e é seguro. “A partir de agora depende mais das companhias de cruzeiros do que de nós próprios. Já temos tudo montado e estamos de portas abertas para recebermos os navios e operações que forem solicitadas”. Como afirmou ainda Pedro Calado, “temos o trabalho de casa feito, que venham eles”.

A APRAM tem sido contactada pelos operadores e há já reservas do porto. Questionado sobre se o fim-de-ano poderá contar com embarcações no porto, Pedro Calado respondeu que ainda não há confirmações. “Mas estamos a trabalhar e temos de aguardar”.

Paula Cabaço, presidente da APRAM, por seu turno, explicou a operação deste navio da frota da Mystic Cruises, que pertence ao empresário português Mário Ferreira e é operado pela empresa luso-germânica Niko Cruises.

Assim, ontem de manhã, chegaram ao Funchal 51 passageiros que desembarcam hoje, ao início do dia, no Porto do Funchal, o que significa que ficaram em trânsito e passearam, em bolha, pelo Funchal no dia de ontem. Posteriormente, “a partir da hora de almoço, há o embarque de 78 passageiros, a maioria do mercado nacional, que vão dar início à nova viagem, com início neste dia 10, pernoitam no navio. Na sexta-feira, depois de poderem visitar a Madeira, os turistas saem do Funchal, às 22 horas, com destino ao Porto Santo, onde atraca no dia 12. Mas antes, a embarcação vai fundear nas Desertas. Os passageiros terão, no Porto Santo, novos passeios em bolha para conhecerem a ilha e ajudarem a dinamizar o comércio. O ‘World Voyager sai da ilha dourada no sábado, às 18 horas, conforme está previsto, para um périplo por todas as ilhas açorianas. O regresso ao Funchal está agendado para o dia 24.

Por Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestora de Projetos Comunitários
16/11/2024 08:00

Esta semana foi marcada por uma espécie de “déjà vu” da crise política que marcou a atualidade regional a partir de janeiro de 2024 e que culminou num...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas