Está a decorrer uma campanha de recolha de sangue para ajudar a filha de um enfermeiro madeirense, que acometida de doença oncológica, precisa de um transplante de medula óssea urgente, única esperança desta família.
O alerta partiu da Ordem dos Enfermeiros da Região que apela "à inscrição de todos os enfermeiros e demais cidadãos, para que seja possível realizar a recolha, em articulação com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) e o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do SESARAM".
A Ordem lembra que ser dador de medula óssea não custa e pode salvar muitas vidas. Basta ter entre 18 e 45 anos, um mínimo de 50 quilos e 1,50 m de altura, ser saudável e nunca ter recebido uma transfusão de sangue.
Para o efeito basta preencher o inquérito, disponível através do site da Ordem dos Enfermeiros da Madeira, que deve depois ser enviado para o email cedace@ipst.min-saude.pt, ou Fax número (+ 351) 21 750 41 41. Depois de avaliado, o candidato receberá a resposta a convocá-lo para o serviço de sangue do seu local de residência.
JM