O Grupo Parlamentar do PSD considerou, hoje, que o Orçamento da Região para 2022 "investe e aposta na Educação", sendo esta uma das áreas com maior dotação, atingindo os 411,7 milhões de euros.
Esta posição foi sublinhada pela deputada Sónia Silva, que assinala que o documento orçamental "mantém como prioridade a qualidade do sistema educativo e o desenvolvimento de medidas orientadas para a promoção do sucesso escolar" e modernização da Educação.
Entre tais medidas consta a aceleração da digitalização deste setor, estando, em 2022, reservada uma verba de 8,2 milhões de euros do ORAM, que visa dar continuidade a um conjunto de projetos, já iniciados há alguns anos na Região e que foram essenciais para o ensino à distância, durante o confinamento.
Segundo a deputada, a estratégia regional "materializa-se com o projeto dos manuais escolares, com a concessão de ambientes inovadores de aprendizagem em todas as escolas secundárias da Região, com o reforço e modernização da rede, com a disponibilização de novas ferramentas e equipamentos às escolas, e na disponibilização de mais formação em competências digitais aos professores".
Nesse sentido, Sónia Silva destacou que este "é um orçamento comprometido com a Educação, com a disponibilização de uma aprendizagem de qualidade e uma formação e qualificação que preparem as crianças e os alunos para responderem aos desafios do século XXI".
Edna Baptista