O representante da República para a Região Autónoma da Madeira recebe hoje ao fim da tarde, no Palácio de São Lourenço, o vice-primeiro-ministro da Hungria, Mihály Varga.
Na ocasião, Ireneu Barreto realçou que "nestes tempos de chumbo, onde o egoísmo campeia e os valores da liberdade, da fraternidade, da tolerância, do diálogo, do respeito pelo Outro são ameaçados, permitam-me que coloque o acento tónico no pensamento e na ação do Beato Carlos, que tanto se esforçou para colocar pôr termo à primeira Guerra Mundial".
O juiz conselheiro, que falou ainda da importância de Carlos da Áustria para a Madeira e os madeirenses, fazendo de igual modo alusão à sua esposa, acrescentou que "numa época de crises e desencantos, que estas comemorações possam ser um contributo para que os valores inerentes à nossa condição humana, a paz entre os povos e o respeito pela sua dignidade, fundamento maior de todos os direitos humanos, venham a ganhar de novo o protagonismo essencial e redentor que se exige para uma sã convivência democrática entre as Nações".
Deste modo, conclui, espera que "estas comemorações possam contribuir para o processo de canonização do nosso Beato e sejam também um repositório de esperança de que a paz na Europa volte a ser a referência que nos distingue no respeito pela diversidade e multiplicidade das crenças e culturas".
Recorde-se que esta visita do vice-primeiro-ministro da Hungria, Mihály Varga, insere-se nas comemorações do primeiro centenário da morte do Beato Carlos, Imperador da Áustria e Rei da Hungria.