A Região continua a dar largos passos no aproveitamento das novas tecnologias e na digitalização.
A cobertura 5G estará concluída em finais de junho, por parte da NOS Madeira. Será a primeira região do país a ter esta velocidade da internet implementada em todo o território, como destacou o secretário regional de Economia, que visitou, esta manhã, a iniciativa de 'Open Day' da NOS Madeira no La Vie. Ali, está a ser demonstrado o enorme potencial da realidade aumentada ou virtual não só no comércio, como no setores imobiliário e turístico, com conceções criadas por uma empresa madeirense, com negócios já desenvolvidos para vários países.
Ricardo Cardoso, diretor geral da NOS, destacou as potencialidades da 5G a vários níveis, dando particular ênfase no desenvolvimento de clusters no futuro Hospital Central e Universitário da Madeira, em que a realidade aumentada será fortemente incrementada nas diferentes áreas hospitalares e especialidades medicas.
Já o governante Rui Barreto lembrou o apoio que tem sido dado pelo Executivo nas empresas tecnológicas e transição digital, sublinhando que não há desemprego na área. Atualmente, são mais de 300 empresas tecnológicas na Região.
Paula Abreu