Os testes serão gratuitos e devem ser feitos 72 horas antes da visita.
Retomam, hoje, as visitas aos lares (35) da Região que acolhem cerca de 1.400 utentes.
Depois de, pela segunda vez, em janeiro deste ano, e devido ao aumento de casos de covid-19 que, na altura, se fazia sentir na Região, o Governo Regional ter decidido suspender as visitas aos lares, por motivos de salvaguarda e proteção da saúde dos utentes e colaboradores, volta a ser permitida a visita de familiares aos residentes em lares. Mas, todos os cuidados são poucos.
Uma das regras que merece destaque, segundo sabe o JM, é o facto de os visitantes deverem efetuar teste rápido de antigénio à covid-19, até 72 horas antes da visita, de 15 em 15 dias. Estes testes são gratuitos e devem ser agendados através da Unidade de Emergência de Saúde Pública - Direção Regional de Saúde, via email, a solicitar a marcação de teste para saudepublica.drs@madeira.gov.pt.
Segundo a Secretaria Regional da Inclusão e Cidadania, cada instituição deve ter um plano para operacionalização das visitas e comunicar aos familiares e outros visitantes as condições nas quais as mesmas vão decorrer. As visitas serão alvo de agendamento prévio, de forma a assegurar todas as regras de higienização prévia do espaço e distanciamento físico apropriado. Todas as visitas serão alvo de registo detalhado, incluindo a data, hora, nome, contacto e residente visitado, devendo ser cumpridas todas as medidas de distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos e utilização adequada de máscara cirúrgica. As pessoas com sinais ou sintomas sugestivos de covid-19 ou com contacto com um caso suspeito ou confirmado de covid-19 nos últimos 14 dias, não devem realizar ou receber visitas.As instituições que voltam a receber visitas devem disponibilizar, nos pontos de entrada dos visitantes, materiais informativos sobre a correta utilização das máscaras, higienização das mãos e conduta adequada ao período de visitas, bem como tapete bactericida para desinfeção do calçado à entrada. Devem assegurar o distanciamento físico entre os participantes na visita, mantendo, pelo menos, 2 metros entre as pessoas. Deve ser também assegurada a limpeza e desinfeção dos espaços utilizados pelos visitantes após cada visita.
Quanto aos visitantes, nesta fase de retoma, o máximo permitido será de um por utente, uma vez por semana. As visitas serão realizadas com dia e hora previamente marcada e com tempo limitado, não devendo exceder, numa primeira fase, 30 minutos.
Os visitantes devem utilizar máscara cirúrgica durante todo o período de permanência na instituição e não devem levar objetos pessoais, géneros alimentares ou outros produtos. Não devem circular de um lado para outro dentro da instituição.
Carla Ribeiro