MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Borrell a caminho de Kiev quase dois anos após invasão russa

Data de publicação
05 Fevereiro 2024
17:07

O alto-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, revelou hoje estar a caminho da Ucrânia, quando se aproxima o segundo aniversário da invasão do país pela Federação Russa.

“Estou a caminho da Ucrânia”, disse Borrell, em declarações aos jornalistas em Varsóvia, insistindo na necessidade de a UE continuar a apoiar o país, dois anos depois de a Rússia ter iniciado uma invasão em larga escala.

Citado pela AFP após um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Borrell apelou aos Estados-membros para que se concentrem no envio de munições para a Ucrânia, em detrimento dos contratos que têm com países terceiros.

Na Ucrânia encontram-se desde esta manhã os ministros dos Negócios estrangeiros, João Gomes Cravinho, e da Educação, João Costa, tendo ambos participado hoje no Fórum de Reconstrução de Jitomir, com organização tripartida de Portugal, Ucrânia e Estónia.

Na terça-feira, os dois ministros têm encontros previstos com os respetivos homólogos e são recebidos por Volodymyr Zelensky.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE já tinham concluído, durante uma reunião informal em Bruxelas no sábado, que tinham de priorizar o envio de munições para a Ucrânia, depois de darem como perdida a ambição de enviar até ao final de março um milhão de munições de artilharia, especificamente 155 milímetros, para a Ucrânia.

A promessa tinha sido feita em março de 2023, mas a impossibilidade de acelerar a produção e de adquirir em tempo útil munições de grande calibre fez cair por terra a ambição europeia de reabastecer a Ucrânia e os próprios stocks europeus.

As capacidades de armazenamento dos 27 Estados-membros diminuíram consideravelmente desde 24 de fevereiro de 2022, por causa do apoio militar à Ucrânia.

Os 27 da UE decidiram enviar um milhão de munições até ao final do ano, aproveitando os mais de 300.000 projéteis que já tinham conseguido.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas