Dois veteranos de guerra ucranianos vão participar no Ultra Madeira 2024, que decorre este fim de semana, 5 e 6 de outubro.
Valerii Kovalchuk e Yaroslav Sharkyi, de 27 e 25 anos, perderam ambos um membro inferior na guerra que o seu país está a travar contra a Rússia e a viagem à Madeira constitui a primeira deslocação fora da Ucrânia, a qual acontece com um duplo objetivo.
Os veteranos vão participar na prova madeirense, na distância de 15km, para dar continuidade ao processo de adaptação às próteses biónicas que receberam, bem como para sensibilizar para o grande número de pessoas do seu país que estão a necessitar de próteses e de reabilitação após amputações de membros.
A participação foi organizada pela Associação ‘Ucrânia Laço Portugal’ e a Fundação ‘Yanko’, em parceria com a Associação ‘Ucrânia com Amor’.
“Os veteranos Ucranianos desempenham uma importante missão motivacional: provam pelo seu próprio exemplo que uma lesão grave, a amputação, não é uma sentença, e que é preciso continuar a viver e praticar desporto. É uma óptima oportunidade para recuperar, ser activo, participar em competições em todo o mundo”, refere, em comunicado, Tetiana Franchuka, organizadora do projeto e cofundadora da Associação ‘Laço Ucrânia Portugal’.
Citando o Wall Street Journal, mais de 120 mil defensores na Ucrânia necessitam de próteses e reabilitação especializada. O número de amputados neste país já atingiu a escala observada no rescaldo da Primeira Guerra Mundial.