MADEIRA Meteorologia

Graça Maria Araújo da Fonseca exonerada do cargo de Cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo

Graça Maria Araújo da Fonseca, primeira secretária de embaixada pertencente ao mapa de pessoal diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi exonerada do cargo de Cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, para o qual foi nomeada por despacho 6278/2020 de 15 de junho de 2020, seja transferida para os serviços internos do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Esta semana a Academia do Bacalhau Mãe, ofereceu um almoço de despedida à Graça da Fonseca que é também Comadre da Academia.

No decurso do almoço usaram da palavra André da Costa, vice-presidente do Fórum Português, Joaquim Coimbra, gestor do Lar Rainha Santa Isabel, os quais agradeceram e teceram os melhores encómios à diplomata pelo trabalho desempenhado em prol da comunidade portuguesa da sua área de jurisdição que se estende às províncias de Gauteng (excluindo Pretoria), Limpopo, North West, Mpumalanga, Free State, Kwazulu-Natal e incluindo Lesoto e Botswana.

O Compadre-presidente, Rogério Nascimento, agradeceu a presença de todos as pessoas ali presentes e expressou um obrigado muito sentido pela proximidade que Graça Araújo da Fonseca manteve com a Academia e com a comunidade em geral e pelo empenho concernente que deu à diplomacia económica e cultural que em muito beneficiou a nossa comunidade.

O Compadre-presidente fez um resumo sobre o 51º Congresso das Academias realizado no mês passado na Cidade do Cabo o qual deveria ter sido organizado pela Academia daquela cidade mas acabou por se realizar com a intervenção, preparação e organização pela Academia de Joanesburgo que à última da hora evitou aquilo que poderia ser o que se chama “um fiasco” e envidou esforços para conseguir a normalização levando a bom fim o Congresso, dizendo que francamente esperava e contava com a presença de mais representantes de outras academias.

A Cônsul-geral agradeceu a presença de todos e a gentileza da Academia do Bacalhau Mãe pelo almoço-convívio na hora da despedida.

Fez alusão à sua atividade consular e que se sentia muito honrada em ter servido a comunidade portuguesa e que regressa com a certeza do dever cumprido.

Presente uma delegação do Fórum Português composta por Manuel Ferreirinha, presidente, André da Costa, vice-presidente, Paula Franco, diretora executiva do mensário Voz Portuguesa, Mimi Jardim, presidente da Liga da Mulher Portuguesa da África do Sul e muitos compadres e comadres.

Hoje, em Haartbeespoort, na província do Northwest a Liga da Mulher Portuguesa da África do Sul, ofereceu uma receção nos belos jardins do restaurante bistro Silver Orange, inserido numa fazenda de frutas cítricas com uma atmosfera campestre e tranquila que teve inicio às 10:00 e se prolongou pela tarde dentro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestora de Projetos Comunitários
16/11/2024 08:00

Esta semana foi marcada por uma espécie de “déjà vu” da crise política que marcou a atualidade regional a partir de janeiro de 2024 e que culminou num...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas