O Bloco de Esquerda Madeira denunciou, esta manhã, aquilo que intitula de “falácia e a mentira contínua da propaganda do PSD-M”, em torno do novo modelo de subsídio de mobilidade entre as regiões autónomas da Madeira e dos Açores e o território continental, que entra hoje em vigor.
“Para além de não resolver nada e deixar na mesma aquilo que é o princípio fundamental, é também um verdadeiro ataque à Autonomia, que ainda ontem se assinalou na Madeira de forma muito pobre, aliás”, apontou o partido.
“O ponto mais importante e que todos os partidos defendiam, e inclusive fizeram aprovar na Assembleia Legislativa Regional e na Assembleia da República, era que os madeirenses pagassem apenas o valor correspondente ao subsídio de mobilidade, agora de 79 euros e de 59 euros para os estudantes”, referiu, acrescentando que as promessas “habituais de campanha, os anúncios pomposos da negociação com o Governo Nacional, não passaram disso mesmo: um rol de promessas nunca cumpridas”.
O partido considera, ainda, que é “preciso aliás muita vergonha na cara” para o secretário do turismo e os deputados do PSD-M na Assembleia da República virem congratular-se e defender este modelo, que não serve os madeirenses e portossantenses.
“O PSD vendeu, mais uma vez, uma mentira e a prova disso é que quem precisar de viajar para o território continental vai continuar a pagar a totalidade do bilhete, seja ele de 300, 400 ou 500 euros”, criticou.
Na próxima legislatura, o Bloco de Esquerda “voltará a exigir igualdade de tratamento entre todas e todos os cidadãos portugueses e que os madeirenses e portossantenses não sejam discriminados e paguem apenas o valor correspondente ao subsídio de mobilidade. Compete ao Estado garantir a continuidade territorial de todo o país e às regiões autónomas o cumprimento dessa premissa”.