A pensar na dinamização do comércio tradicional, Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, assumiu que um dos objetivos para 2024 é dar uma nova vida a várias ruas bem conhecidas da baixa, como é o caso da Fernão Ornelas e da Rua do Sabão.
“Queremos dar uma decoração diferente, torná-la ainda mais limpa e dar-lhe outra importância. Não descaracterizando a rua, mas há qualquer coisa que precisa de separar as esplanadas da zona de circulação”, disse.
Considerando que mais de 95% do tecido empresarial na Região diz respeito a micro e pequenas empresas, o edil entende que “não resta outro caminho senão apoiar” os empresários, quer através de financiamento, quer através de oportunidades.
“Gostava de felicitar o JM por esta feliz iniciativa porque às vezes falamos em grandes empresas, mas grande empresário não é aquele que é dono de uma grande empresa, mas o que consegue manter viva uma pequena estrutura”, disse.
Tendo como perspetiva de futuro uma cidade “mais dinâmica e mais desenvolvida”, o autarca entende que “quando pensamos numa cidade mais moderna, com mais movimentação cultural, estamos a pensar no desenvolvimento do comércio local”.
A respeito das festividades desta época, Pedro Calado reforçou o investimento, na ordem de meio milhão de euros, na remodelação e promoção de eventos no Mercado dos Lavradores.
“Isto é para fazer com que as pessoas venham novamente para a cidade e para permitir que o comércio local tenha esta pujança”, admitiu, ainda que considera que “há um caminho relativamente longo a fazer”.
Para 2024, há mais novidades, mormente uma remodelação a acontecer no Largo do Município com o desígnio de “trazer mais estacionamento à baixa do Funchal”.
Aos ouvistes da 88.8 e leitores do JM, Pedro Calado pediu que “continuem a olhar em frente com entusiasmo”, pois “a economia está em franco crescimento”.