O Plenário do Conselho Económico e da Concertação Social da Região Autónoma da Madeira (CECS-RAM) aprovou, o parecer à proposta de Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração da Região Autónoma da Madeira - PIDDAR 2024.
Em nota enviada à redação, o plenário informa que a apresentação da proposta de PIDDAR para 2024 aos conselheiros ficou a cargo da Presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional, IP-RAM, Maria João Monte, em representação do Secretário Regional das Finanças, Rogério Gouveia, e procurou esclarecer todos os conselheiros assim como ouvir as suas recomendações.
Os conselheiros optaram por destacar os projetos financiados com recurso aos fundos comunitários, nomeadamente verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e dos quadros financeiros plurianuais da União Europeia, que visam, entre outros, aumentar e melhorar a capacidade habitacional da região e fortalecer o Serviço Regional de Saúde.
Assim sendo, o Plenário entendeu, por votação unânime, emitir parecer globalmente favorável à proposta de PIDDAR para 2024.
A ordem de trabalhos contava, também, com a apreciação do relatório de execução do PIDDAR de 2022, tendo este aprovado por unanimidade, emitir parecer globalmente favorável ao referido documento.
O plenário do CECS-RAM, sob proposta do Presidente do Conselho, Ivo Correia, aprovou um voto de louvor à Presidente do Instituto de Desenvolvimento Regional, Maria João Monte, pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por este Instituto na disponibilização de fundos comunitários à economia regional, numa fase de particular exigência.
Por fim, e de uma forma especial, o Plenário aprovou por aclamação, um voto de louvor à Leocádia Rodrigues Nunes, que durante 20 anos desempenhou funções no Conselho Económico e Social, procurando reconhecer publicamente a sua dedicação e empenho a este órgão regional, uma vez que a sua aposentação estará para breve.