Dois professores do Centro de Educação de Pessoas Adultas D. Juan I de Alcalá de Henares tiveram oportunidade de enriquecer as suas práticas educacionais na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, em Câmara de Lobos, ao participarem numa atividade de job-shadowing, uma mobilidade de pessoal para fins de acompanhamento no local de trabalho.
Conforme esclarece uma nota enviada à redação, tal experiência só foi possível graças ao programa ERASMUS+ (Ação Chave 121 Adultos), que proporciona intercâmbios e colaborações entre instituições de ensino.
Os principais objetivos desta mobilidade foram conhecer as ofertas formativas e os projetos que a EBTorre no âmbito da Educação de Adultos e conhecer as metodologias linguísticas.
“Durante a mobilidade os professores puderam vivenciar de perto a dinâmica educacional, trocar experiências e conhecimentos com os colegas da escola anfitriã. O job-shadowing ofereceu uma perspetiva valiosa sobre metodologias de ensino, abordagens pedagógicas inovadoras e o funcionamento prático da educação de adultos em outro contexto”, pode ler-se na mesma nota.
Do vasto programa destaca-se a participação em reuniões com o Conselho Executivo e com os formadores dos cursos EFA, em sessões de formação dos formandos dos cursos EFA e do PLA (Português Língua de Acolhimento) e em atividades tais como as comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos e a Ceia de Natal, a realização de visitas culturais em Câmara de Lobos e no Funchal e a instituições que colaboram com os cursos EFA, mormente a Casa do Povo de Câmara de Lobos de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, CLA da Universidade aberta , entre outras.
De acordo com este estabelecimento de ensino, esta iniciativa não apenas fortaleceu os laços entre as duas instituições educacionais, mas também enriqueceu o repertório profissional dos educadores de adultos, permitindo a incorporação de novas estratégias e ideias nas suas próprias práticas.
“O intercâmbio cultural e educacional proporcionado pelo ERASMUS+ é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, bem como para a promoção de uma educação mais diversificada e abrangente”, acrescenta ainda.
De assinalar que em abril de 2024 a EBTorre irá receber seis aprendentes adultos e dois professores (Mobilidade de Aprendentes – ERASMUS+ KA121) do CEPA D. Juan I, dando continuidade à parceria estabelecida.