Os estudantes de algumas escolas da Região voltaram a ser chamados esta quarta-feira para ‘Plantar o Futuro’.
Promover a sustentabilidade e a diversidade vegetal nas serras foi a missão levada a cabo esta manhã por 61 alunos da Francisco Franco e Gonçalves Zarco.
O Chão das Galinhas foi o espaço escolhido para ver concretizada a plantação de mais de seis dezenas de plantas endémicas, uma por cada aluno, no espaço que o Instituto das Flores e Conservação da Natureza (IFCN) previamente cedeu.
Os alunos saíram dos autocarros e embarcaram numa nova aventura. Pelo caminho, entre conversas e gargalhadas, manifestaram o entusiasmo pela atividade, ainda que o frio se fizesse sentir. Na chegada ao local, foram recebidos por técnicos do (IFCN) que, prontamente, explicaram o decurso da atividade, a par de uma ação de sensibilização.
Refira-se que desde o início do projeto, e já ao longo de 6 anos, cerca de 4 mil alunos e professores já realizaram mais de 60 ações de plantação e, consequentemente, deram vida a milhares de árvores, tal como deu conta Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia.