Uma avalanche nos Alpes franceses matou na quinta-feira três pessoas, duas das quais na região de Monte Branco e uma outra mais a norte, foi hoje anunciado.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, dois esquiadores britânicos, uma mãe de 54 anos e o seu filho de 22, morreram quando estavam a esquiar fora de pista num centro de esqui francês em Monte Branco, enquanto um outro esquiador, provavelmente um instrutor, ficou ferido na mesma zona.
“Estamos a dar apoio à família dos dois britânicos que morreram em França e estamos em contacto com as autoridades locais”, adiantou o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.
A avalanche de quinta-feira varreu uma área fora de pista da estação de esqui de Saint-Gervais-les-Bains, a uma altitude de 2.300 metros, informou a administração da região de Haute-Savoie, em comunicado.
Dezenas de equipas especializadas em resgate em montanhas começaram a procurar os esquiadores, encontrando um homem e uma mulher mortos e uma pessoa ferida, e resgatando outras cinco, descreveu a mesma fonte.
Uma investigação foi aberta sobre a causa da avalanche.
O presidente da câmara municipal de Saint-Gervais, Jean-Marc Peillex, considerou que as condições climatéricas estavam demasiado instáveis para arriscar passear em zonas fora de pista.
“Choveu, nevou, fez calor. Há pistas marcadas suficientes para esquiar”, disse, em declarações à imprensa, acrescentando lamentar o incidente.
“Uma família foi dizimada e estamos muito tristes em Saint-Gervais”, afirmou o autarca.
Mais a norte dos Alpes, um caminhante, de 31 anos, foi encontrado morto após cair na encosta da cordilheira de Ecrins.
Segundo uma rádio local, que citou as equipas de resgate, o caminhante tinha saído dos trilhos para observar cabras-monteses com um amigo.