MADEIRA Meteorologia

Bangladesh: Yunus promete restaurar lei e a ordem e saúda segunda independência

Data de publicação
08 Agosto 2024
11:51

Muhammad Yunus saudou hoje uma “segunda independência” do Bangladesh e prometeu restaurar a lei e a ordem no seu regresso ao país para chefiar um governo de transição após a fuga da antiga primeira-ministra Sheikh Hasina.

“O Bangladesh criou um novo dia de vitória. O Bangladesh tem uma segunda independência”, declarou o economista de 84 anos à imprensa e aos seus apoiantes, pouco depois de aterrar na capital, Daca, saudando-o como um “dia glorioso”.

O Prémio Nobel da Paz de 2006 comprometeu-se a restaurar a “lei e a ordem” no Bangladesh, garantindo que essa será a sua primeira prioridade.

“Não podemos avançar se não resolvermos a situação da lei e da ordem”, disse aos jornalistas e apoiantes ainda no aeroporto de Daca.

“O novo governo protegerá o povo e ganhará a sua confiança”, acrescentou o economista de profissão, na sua primeira declaração pública aos meios de comunicação social, acrescentando que outra das prioridades do Governo provisório será reconquistar a confiança do povo.

O chefe do exército, Waker-Uz-Zaman, bem como outros membros importantes da sociedade civil e alguns dos principais líderes estudantis deslocaram-se ao aeroporto para o recebere,, de acordo com as imagens da televisão do Canal 24, num ambiente de segurança apertada.

O Prémio Nobel da Paz de 2006 será empossado hoje como chefe do novo governo provisório numa cerimónia em Daca, por volta das 20:00 locais (15:00 em Lisboa).

Yunus encontrava-se em Paris para uma pequena intervenção médica quando foi nomeado pelos líderes dos protestos para chefiar o governo.

O novo governo temporário será composto por cerca de 15 membros, disse na quarta-feira Zaman numa conferência de imprensa, afirmando que terá o apoio total do exército.

Uma das principais prioridades do governo será o restabelecimento da normalidade no Bangladesh, após o caos desencadeado pelos protestos estudantis e a violência com que foram reprimidos pelas autoridades.

Insistindo na necessidade de se “restaurar a lei e a ordem”, Yunus apelou à população para que pare com os ataques e elimine as suas diferenças, sublinhando que a onda de violência “faz parte de uma conspiração”.

“A indisciplina e a violência são grandes inimigos do progresso e do caminho que iniciámos. Temos de os fazer compreender, ou entregá-los à lei, mas não batendo-lhes”, afirmou.

Yunus, conhecido como o “banqueiro dos pobres”, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 2006 por ter fundado e concebido o Banco Grameen para combater a pobreza no Bangladesh, desenvolvendo o conceito de microcrédito, que concede empréstimos a pessoas pobres que normalmente seriam rejeitadas pelo sistema financeiro.

O economista de profissão tem mantido uma relação tensa com as autoridades desde que Hasina chegou ao poder em 2009.

Se a inimizade com Hasina levou Yunus a enfrentar dezenas de processos em tribunal, a queda da antiga primeira-ministra, após semanas de manifestações que fizeram mais de 400 mortos, catapultou o prémio Nobel para a linha da frente política.

O Bangladesh vive agora o quarto dia de vazio de poder, após a demissão de Hasina e a sua saída do país, sob a pressão dos protestos estudantis que começaram pacificamente a 01 de julho, mas que se tornaram violentos e acabaram por exigir a demissão de Hasina após a brutal repressão das manifestações.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

21:03

A Capitania do Funchal fez saber, em comunicado, que cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base em informações do Instituto Português do Mar e da...

10:00

Um veículo capotou, esta manhã, na via rápida, no sentido Funchal - Machico, perto da saída para o centro de Santa Cruz.

Os Bombeiros Sapadores de Santa...

14:47

Um turista foi arrastado por uma onda na Praia do Galo, no Caniço de Baixo, enquanto tirava uma ‘selfie’ junto à costa. O incidente ocorreu ao início da...

15:19

Um automóvel despistou-se, esta tarde, no nó de acesso ao Aeroporto Internacional da Madeira, acabando por sair de estrada e embater numa árvore.

Apesar...

15:48

Um jovem declarou-se hoje culpado do homicídio de três crianças, uma delas filha de madeirenses naturais da Quinta Grande, e de ferimentos a 10 pessoas...

14:23

Depois de uma madrugada e manhã marcadas pela chuva e vento forte, a tarde desta terça-feira deverá confirmar as melhorias que já se começaram a mostrar....

15:35

Bernardo Nesci, jovem de Câmara de Lobos que devido a doença oncológica, contraiu muitas dívidas, está a realizar uma campanha para poder pagá-las.

O jovem...

• PUB
8:54

Um veículo despistou-se e capotou esta manhã após o túnel do Campo da Barca, no Funchal, causando grande aparato no local.

Para o local, foram chamados...

11:51

O Comando Regional da PSP Madeira identificou uma cidadã com a idade de 51 anos, natural e residente no Funchal, pelo crime de furto qualificado.

De acordo...

7:30

O teleférico do Curral das Freitas faz hoje manchete no JM, com a notícia de que a construção das infraestruturas vai começar dentro de poucos meses. O...

Últimas

22:10

O Benfica igualou hoje, provisoriamente, o Sporting na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Famalicão por 4-0, com um ‘hat-trick’...

22:05

António Gandra D’Almeida pediu à ministra da Saúde a sua demissão como diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde.

Uma decisão que surge após a SIC...

21:56

“Não há fome e não há sede em Gaza. Nunca houve”, garantiu hoje o embaixador de Israel em Portugal, adiantando mesmo que “as pessoas até são gordas na...

21:51

Afonso Freitas foi hoje oficializado como reforço do Marítimo. O lateral esquerdo, de 24 anos, encontrava-se sem clube depois de rescindir com o Nacional....

21:02

O presidente do Governo Regional disse hoje que foi uma decisão “inteligente” o Presidente da República dar tempo para que as eleições legislativas regionais...

20:56

Confira a chave do Euromilhões desta sexta-feira.

É composta pelos Números: 8 - 15 - 24 - 35 - 42 e pelas Estrelas: 6 e 8.

Boa sorte!

20:23

A ONG Fórum Penal (FP) denunciou hoje que a Venezuela tem 1.687 presos políticos, depois de desde a semana passada terem sido libertadas 100 pessoas e...

• PUB
20:20

O CDS Madeira anunciou esta noite que vai concorrer às eleições legislativas de 23 de março com listas próprias e está “disponível para dialogar e negociar...

19:36

A seleção portuguesa de andebol garantiu hoje o apuramento para a segunda fase do Mundial, ao vencer o Brasil por 30-26, em encontro da segunda jornada...

19:26

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil, Richard Marques, e a chefe da Divisão de Formação, Cláudia Vale, reuniram-se com os dirigentes do conselho...