MADEIRA Meteorologia

França diz que vai voltar a analisar projeto de gasoduto nos Pirenéus

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Agosto 2022
17:56

França vai voltar a avaliar a possibilidade do projeto de um gasoduto nos Pirenéus, atendendo ao pedido de países "amigos" como Espanha e Alemanha, disse hoje o ministro da Economia francês, Bruno Le Maire.

"A partir do momento em que o presidente do Governo espanhol e o chanceler alemão o pedem, quando os amigos o pedem, analisamos o pedido dos nossos amigos, dos nossos parceiros", afirmou Bruno Le Maire, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Os líderes dos Governos da Alemanha, Olaf Scholz, e de Espanha, Pedro Sánchez, voltaram hoje a insistir na necessidade de avançar com ligações para o transporte de energia entre a Península Ibérica e o resto da Europa e, em concreto, com o gasoduto previsto para os Pirenéus.

"Espanha e Alemanha são aliados muito próximos de França, pelo que quando fazem uma proposta, nós examinamo-la", disse o ministro francês, em resposta a questões dos jornalistas em Paris.

Bruno de La Maire lembrou que o projeto do novo gasoduto dos Pirenéus "é uma questão muito antiga".

O projeto desta ligação para transporte de gás e, no futuro, de hidrogénio tem já décadas, mas foi abandonado em definitivo em 2019, por causa de resistências francesas relacionadas com questões ambientais a que se juntaram outras de viabilidade económica, atendendo aos preços baixos do gás russo na altura.

Há duas semanas, o Ministério da Transição Energética francês assumiu ter reservas em retomar o projeto, que foi recentemente considerado como prioritário pela União Europeia (UE), no contexto da dependência de vários países da Europa Central do gás russo e da ameaça de Moscovo de cortar o fornecimento.

Olaf Scholz defendeu hoje ser necessário avançar com a "grande tarefa" de construir e reforçar a rede europeia de ligações energéticas, tanto ao nível da eletricidade, como do hidrogénio, no futuro, mas também do gás, para tornar a UE menos dependente da Rússia.

A Alemanha fará "o possível" para concretizar os projetos relacionados com as interconexões europeias de energia e para que se aproveitem mais as capacidades e possibilidade de Portugal e Espanha nesta matéria, disse Olaf Scholz, numa conferência de imprensa conjunta com Pedro Sánchez, que hoje foi convidado a participar numa reunião do Conselho de Ministros da Alemanha, em Meseberg, perto de Berlim.

Pedro Sánchez, por seu turno, reiterou que Portugal e Espanha pedem há anos que se acelerem as ligações para transporte de energia entre a Península Ibérica e o resto da Europa e que se o projeto do gasoduto dos Pirenéus "não se desenvolver ao ritmo adequado", por obstáculos colocados por França, a própria UE definiu "outra possibilidade", que é a de uma ligação com Itália.

A Península Ibérica, por falta de ligações para transporte de energia ao resto da Europa, funciona como uma "ilha energética" e tanto Portugal como Espanha fizeram investimentos nesta área que criaram infraestruturas que agora poderiam ser usadas para fornecer outros países europeus.

Scholz convidou Sánchez para estar hoje num Conselho de Ministros do Governo alemão depois de ter defendido publicamente no dia 11 deste mês a construção de um gasoduto pan-europeu, que ligue a Península Ibérica, desde Portugal, à Alemanha.

Também o secretário de Estado dos Assuntos Europeus português, Tiago Antunes, defendeu hoje que a "concretização das interligações energéticas entre Portugal, Espanha e o resto da Europa" é "uma coisa quase óbvia no contexto geopolítico" atual.

"Esta ideia está a fazer o seu caminho. Achamos que este é o momento. Este é o contexto ideal para de uma vez por todas concretizar essa necessidade importante que Portugal tem vindo a defender a nível europeu", afirmou.

Tiago Antunes defendeu que a Península Ibérica "tem de deixar de ser uma ilha energética" no contexto europeu e que Portugal tem "um potencial enorme para a produção de gases renováveis em particular de hidrogénio verde", que pode "exportar para o resto da Europa".

Apesar de reconhecer que "tem sido difícil concretizar essa ideia", o secretário de Estado salientou que a ligação energética via Portugal tem "cada vez mais adeptos", dando o exemplo das declarações do chanceler Olaf Scholz, que apelou à construção do gasoduto para reduzir a dependência de gás russo.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

21:03

A Capitania do Funchal fez saber, em comunicado, que cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base em informações do Instituto Português do Mar e da...

10:00

Um veículo capotou, esta manhã, na via rápida, no sentido Funchal - Machico, perto da saída para o centro de Santa Cruz.

Os Bombeiros Sapadores de Santa...

14:47

Um turista foi arrastado por uma onda na Praia do Galo, no Caniço de Baixo, enquanto tirava uma ‘selfie’ junto à costa. O incidente ocorreu ao início da...

15:19

Um automóvel despistou-se, esta tarde, no nó de acesso ao Aeroporto Internacional da Madeira, acabando por sair de estrada e embater numa árvore.

Apesar...

14:23

Depois de uma madrugada e manhã marcadas pela chuva e vento forte, a tarde desta terça-feira deverá confirmar as melhorias que já se começaram a mostrar....

15:48

Um jovem declarou-se hoje culpado do homicídio de três crianças, uma delas filha de madeirenses naturais da Quinta Grande, e de ferimentos a 10 pessoas...

15:35

Bernardo Nesci, jovem de Câmara de Lobos que devido a doença oncológica, contraiu muitas dívidas, está a realizar uma campanha para poder pagá-las.

O jovem...

• PUB
8:54

Um veículo despistou-se e capotou esta manhã após o túnel do Campo da Barca, no Funchal, causando grande aparato no local.

Para o local, foram chamados...

11:51

O Comando Regional da PSP Madeira identificou uma cidadã com a idade de 51 anos, natural e residente no Funchal, pelo crime de furto qualificado.

De acordo...

7:30

O teleférico do Curral das Freitas faz hoje manchete no JM, com a notícia de que a construção das infraestruturas vai começar dentro de poucos meses. O...

Últimas

16:59

O líder do PS-Madeira mostrou-se satisfeito com a decisão anunciada esta tarde pela Presidência da República sobre a marcação de Eleições Regionais antecipadas...

16:57

Gonçalo Maia Camelo, da IL, diz que se fosse ele a escolher a data das próximas eleições, apontaria exatamente para 23 de março. Ao Jornal, explica que,...

16:56

“O Juntos pelo Povo, mantendo a sua coerência, aquilo que defende e que tem vindo a defender, é efetivamente a realização de novas eleições e, no fundo,...

16:42

A Câmara Municipal do Funchal informou hoje que será necessário interromper a circulação rodoviária no túnel norte do Campo da Barca, entre a Rua Alferes...

16:35

O presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) considerou hoje que o acesso ao subsídio social de mobilidade pelos imigrantes que residem...

16:10

O Conselho de Estado, reunido esta tarde no Palácio de Belém, deliberou que as eleições na Madeira serão a 23 de março de 2025.

O Presidente da República...

16:05

A organização francesa Bloom, de preservação do ambiente marinho e espécies, apresentou quinta-feira na Comissão Europeia uma queixa contra Portugal, Espanha...

• PUB
16:03

Os autores do Barómetro da Imigração, apresentado recentemente, alertaram que muitos dos imigrantes terão acesso à cidadania dentro de poucos anos, aumentando...

16:01

A reunião do Conselho de Estado sobre a Madeira começou hoje com várias ausências, incluindo a do presidente do Chega, André Ventura, que segundo a sua...

15:58

O Presidente da República saudou as declarações feitas hoje pelo presidente da Assembleia da República sobre alterações à legislação eleitoral, designadamente...