MADEIRA Meteorologia

25 Abril: Justiça mudou muito, mas especialistas ainda reconhecem problemas

Data de publicação
19 Março 2024
17:12

Especialistas na área do direito sublinharam hoje que a Justiça mudou muito desde o 25 de Abril e é hoje independente, mas reconheceram problemas e sublinharam a necessidade de uma maior reflexão.

“Eu creio que, em termos de cinquentenário do 25 de Abril, podemos dizer que temos uma justiça independente, capaz de resolver os problemas, com dificuldades que resultam de uma rutura social que existe um pouco por todo o lado”, disse o antigo procurador-geral da República, José da Cunha Rodrigues.

Cunha Rodrigues falava aos jornalistas à margem do Congresso “50 Anos de Direito em Portugal. Anatomia de um Sistema em Transição”, que está a decorrer na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Sublinhando que a Justiça “responde hoje a problemas muito mais complexos” do que há 50 anos, o antigo procurador-geral reconhece problemas, mas entende que, mais do que reformas, é necessária uma reflexão profunda sobre o setor.

“Aquilo que falta neste momento são pensadores, não são reformadores, porque reformar é fácil. A filosofia do direito é muito importante e a experiência vivida também é importante para colmatar esta falta de base de estrutura para chegar às boas soluções”, defendeu.

Foi com um entendimento semelhante que a provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, destacou a cultura jurídica e a importância da educação dos juristas, considerando que qualquer discussão sobre uma reforma da justiça deve ter em conta a complexidade de questões que “precisam muito de ser estudadas”.

Por outro lado, apontou problemas de gestão como uma das principais componentes do “mau funcionamento” e da morosidade em alguns setores da justiça.

“Temos de enfrentar essa dimensão gestionária”, defendeu, referindo a gestão de meios de atuação e contributos para que “as decisões possam ser tomadas com mais sustento e em tempo menor”.

Destacando igualmente a necessidade de uma melhor gestão, o presidente Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito, Eduardo Paz Ferreira, propôs outra discussão: “A grande questão é como conseguimos ter uma justiça na qual a população se reconhece”.

O Congresso “50 Anos de Direito em Portugal” arrancou hoje e está a decorrer na Faculdade de Direito até quinta-feira. A primeira sessão começou com uma homenagem ao constitucionalista Jorge Miranda, ao ex-Presidente da República, Ramalho Eanes, e a Manuela Eanes.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

23:20

Confira se foi certeiro, no site dos Jogos Santa Casa....

10:22

A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) emitiu uma nota de pesar pela morte de Maria Inês Furtado Pedro, estudante do curso de Comunicação Social,...

10:06

Uma jovem de 20 anos, filha de pais naturais de Viseu mas a residir há vários anos na costa norte da Madeira, faleceu na madrugada de sábado, na sequência...

12:44

O jogo entre o Bacchus FC e o CS Juventude de Gaula, a contar para o Campeonato +35 da 1.ª Divisão da Liga de Veteranos, terminou com um empate a uma bola,...

21:10

Um pneu saltou de um viatura em pleno andamento na via rápida, junto ao túnel João Gomes.

A ocorrência obrigou ao reboque da viatura, operação que causou...

6:59

O trânsito caótico em dois dos mais visitados pontos turísticos da ilha da Madeira faz manchete no JM, esta segunda-feira.

A reportagem, ilustrada na capa...

11:16

Estão atracados, no Porto do Funchal, três navios de cruzeiro, nesta segunda-feira.

No cais norte, encontra-se, desde ontem, o ‘The World’, que pernoita...

• PUB
12:38

À porta do Museu CR7, turistas fazem, esta manhã, uma longa fila para visitar a infraestrutura cultural destinada à vida e obra de Cristiano Ronaldo.

A...

17:00

O Instituto Politécnico de Viseu decretou três dias de luto institucional pela morte trágica de Maria Inês Furtado Pedro, estudante de 20 anos do curso...

14:42

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, IP-RAM, em parceria com a Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, lançou esta segunda-feira...

Últimas

12:38

À porta do Museu CR7, turistas fazem, esta manhã, uma longa fila para visitar a infraestrutura cultural destinada à vida e obra de Cristiano Ronaldo.

A...

12:36

O XVI Governo Regional da Madeira tomará posse amanhã, pelas 16h00, numa sessão solene a decorrer no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

12:23

Decorre, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), no próximo dia 17, pelas 16h30, a Feira Intercultural ‘Art MINDS’.

O evento, organizado...

12:14

Teve início, esta manhã, a 15.ª edição do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, que decorre no hotel Vila Galé, em Santa Cruz, até...

12:13

O Governo assinou hoje duas novas portarias para permitir que, no próximo ano letivo, comecem a abrir vagas no pré-escolar para acolher mais cinco mil...

11:47

Uma mulher, na casa dos 50 anos, sofreu, esta manhã, uma queda na via pública, em Machico.

Os Bombeiros Voluntários de Machico foram acionados, por volta...

11:33

O índice de produção na construção registou um aumento homólogo de 2,2% em fevereiro, crescendo 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao verificado em janeiro,...

• PUB
11:28

A próxima ronda de negociações sobre o programa nuclear de Teerão, entre o Irão e os Estados Unidos, terá lugar no sábado, em Roma, anunciaram hoje fontes...

11:25

Os aeroportos nacionais movimentaram 4,3 milhões de passageiros em fevereiro, correspondendo a uma diminuição de 0,5%, face ao mesmo mês de 2024, avançou...

11:16

Estão atracados, no Porto do Funchal, três navios de cruzeiro, nesta segunda-feira.

No cais norte, encontra-se, desde ontem, o ‘The World’, que pernoita...