A GNR deteve cinco homens, com idades entre 25 e os 33 anos, por suspeitas do furto de duas toneladas de azeitona numa propriedade situada no concelho de Évora, divulgou hoje a força de segurança.
Em comunicado, o Comando Territorial de Évora da GNR indicou que os suspeitos foram detidos, na terça-feira, por militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) e do Posto Territorial de Reguengos de Monsaraz.
Segundo a Guarda, o furto de azeitona ocorreu numa propriedade localizada na freguesia rural de Nossa Senhora de Machede, concelho de Évora.
Contactada pela Lusa, uma fonte da GNR de Évora referiu que, após o alerta para o furto, a Guarda mobilizou as patrulhas e, com informações de que dispunha, conseguiu localizar e intercetar os suspeitos no concelho vizinho de Reguengos de Monsaraz.
“No decorrer da ação, os suspeitos foram detidos e apreendidas duas toneladas de azeitona, que serão restituídas ao legítimo proprietário”, adiantou, no comunicado, a GNR.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Reguengos de Monsaraz.
A GNR lembrou que tem em curso a operação “Campo Seguro 2023”, com ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, para evitar crimes contra o património em propriedades agrícolas e reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir os furtos.