O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública (PSP) informa, em comunicado, que, este fim de semana, deteve um cidadão, maior de idade e de nacionalidade estrangeira, por resistência e coação a funcionário, na sequência de uma alteração da ordem pública no município da Ribeira Brava.
A PSP descortina que, alertada para a desordem na via pública, envolvendo vários indivíduos, a Esquadra da Ribeira Brava mobilizou uma patrulha para o local, a qual conseguiu pôr termo à contenda.
Durante a identificação das partes envolvidas, um dos cidadãos intervenientes, ainda visivelmente alterado, opôs-se à intervenção da PSP, adotando uma “postura não colaborativa e violenta”.
“Apesar dos esforços para aplacar pacificamente a sua animosidade, o referido cidadão continuou a injuriar e a ameaçar os patrulheiros da PSP, acabando por agredir fisicamente um dos agentes da autoridades presentes”, informa a autoridade.
Face à sua conduta e oposição, agressor acabou por ser detido e algemado. O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência, sendo notificado para comparência em tribunal para responder às acusações de resistência e coação a funcionário e agressão a agente da autoridade.
A PSP acrescenta que foi assegurada assistência médica ao polícia e ao arguido detido, quanto aos ferimentos que apresentavam.
O comando aproveita para fazer um apelo à moderação no consumo de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias nesta altura estival. “É imperativo recordar que o consumo excessivo pode resultar em comportamentos que colocam em risco não só a sua segurança, mas também a dos que o rodeiam. A PSP repudia veementemente qualquer forma de violência e reafirma o seu compromisso de proteger a comunidade que serve. Continuaremos a tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos nossos agentes e do público”, alerta.