Confrontado com as listas que se apresentam ao eleitorado, julgo que tenho o direito de as questionar sobre estas matérias, esperando que as respostas que me derem me convençam da coerência com que quero votar:
- Estão as senhoras e os senhores deputados que eu ajudar a eleger dispostos a viabilizar uma verdadeira alternativa para Portugal recusando viabilizar governos liderados pelo Partido Socialista?
- Estão esses/as senhores/as deputados/as convictos da necessidade de defender a coesão nacional recusando um País retalhado em Regiões administrativas e dando primazia a um Portugal atlântico?
- Conto com esses/as senhores/as deputados/as para lutar sempre pela vida, não aceitando a eutanásia?
- Estão convencidos da necessidade de combater a corrupção, a ineficiência e o compadrio?
- Querem que os cuidados de saúde sejam garantidos para todos em condições de igualdade, não discriminando quem os presta?
- Pugnam por uma lei eleitoral que assegure o direito de escolher os deputados recusando que sejam exclusivamente os diretórios políticos a decidir por nós?
- Consideram que a melhor forma de acabar com a pobreza é defender uma economia mais forte e a crescer, apoiando as empresas?
- São a favor dos contribuintes, garantindo uma baixa anual e crescente da carga fiscal?
- Estão dispostos a dar às famílias o direito de escolher a educação dos seus filhos e recusar o papel de educador ao Governo?
- Defendem premiar o mérito apoiando quem promove, quem investiga, quem dá o seu melhor no trabalho?
- Vão dar reais oportunidades aos jovens para constituir família, residir em Portugal e ter rendimentos dignos recusando empurrá-los para a emigração ou para o sector publico?
- Pugnam por dar valor à solidariedade entre os portugueses apoiando as instituições particulares de solidariedade social?
- Vão premiar a economia que garanta a sustentabilidade ambiental?
- Admitem que haja avaliação dos serviços públicos pelos seus utentes?
- Acham que o papel das forças armadas e de segurança é imprescindível num Portugal moderno?
Perguntas concretas que apelam a respostas diretas. Será que terei direito a elas?