MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

29/04/2024 07:30

Uma das causas da degradação da Escola e dos ataques à consideração pessoal e social que é devida a cada Professor, foi a egolatria da Classe na interpretação do 25 de Abril.

Ao contrário da valorização e da afirmação social a que se assistiu noutras Profissões, por exemplo os Enfermeiros, no caso dos Professores viveu-se a moda de que o futuro estaria na proletarização da Classe. Estaria na subversão da missão do Professor, para que Este promovesse outros processos de vida que, no planeta, já então se encontravam num estádio de rejeição histórico-política.

Hoje, é necessário que o Professor retome e cresça os Seus estatutos profissional e social, sem egolatria, mas afirmativamente ciente de que serão muito poucas as profissões que, como a Sua, se encontram ainda com a possibilidade e a missão de salvar a Humanidade de uma catástrofe.

Pelo que volto aos cuidados para o quais, atrás, chamei a atenção, face aos recursos que as novas tecnologias oferecem a quem tem a missão de Ensinar e de Formar.

Insisto. As maravilhas dos avanços científicos são também Maravilhas de Deus.

Enterre-se todos os temores e dúvidas que lhes possam existir.

Temos é de criar um mundo onde a prioridade seja a Pessoa Humana e as instituições, nacionais ou internacionais, estejam ao serviço da Sua dignificação.

Agora, perdoem-me, rejeito o sentido conformado e passivo que se pretenda dar à expressão “educação para o silêncio”.

Não! Hoje, quando se pede uma Educação em que a Formação de cada Ser Humano é objectivo principal, não é para cada um se calar ante os desafios que a Humanidade propõe às nossas consciências.

Não! A Educação/Formação não é uma mera catequese mal dada, que depois se vai esquecendo. Não é para ser descartável. Não é para ser usada num determinado ou curto período de vida. Não é para utilização sumária.

É, para com Valores e com Racionalidade, ser Evangelização.

A Escola não deve ensinar para silêncios posteriores. Não deve ensinar para apenas satisfazer necessidades ou imperativos de cada momento da vida.

Educação é ruído.

Educação é movimento.

Educação é penetrar nas massas humanas.

Educação é percurso permanente

Educação é Revolução Tranquila.

E só Formação, a par da robustez de Conhecimentos, é que faculta a preparação bastante para enfrentar as mutações permanentes do mundo. Como hoje, por exemplo e fundamentalmente, são os impactos da questão prioritária, a Ecologia.

O mundo tem de saber enfrentar os problemas que resultaram e resultam da interacção dos seres vivos com o meio que nos cerca. Rapidamente temos de encontrar soluções à escala global para novas fórmulas de estruturação e de desenvolvimento da Pessoa Humana e das comunidades em que se integra. Quer na relação com o Meio Ambiente, quer na evolução dos Seus processos de adaptação, quer na influência que o desenvolvimento científico/tecnológico possa ter nas condições de vida dos Seres Humanos.

Nesta matéria, não sou catastrofista, nem negacionista.

O Ser Humano existe há milhões de anos à superfície da Terra. Toda a História da Humanidade é a da sobrevivência desta, perante todas as transformações permanentes do Planeta.

O Conhecimento, quer o do Homem Pré-Histórico, quer o das mais avançadas Universidades dos nossos dias, facultou sempre ao Homem acabar por dominar a Natureza. Pagando erros, sempre que os cometeu.

Temos de estar atentos e a Escola motivar com prioridade para a questão ecológica, também nesta matéria com Formação. Insistindo que se trata de uma das principais Questões de Cidadania. À qual se exige os Poderes Públicos vinculados.

Mas contra os alarmismos que politicamente visam reduzir a nossa Qualidade de Vida e nos tornar subsídiodependentes de um Estado assim cada vez mais totalitário.

Minhas Senhoras e meus Senhores:

Procurei Vos trazer um testemunho pessoal que a idade faz produto de muitos anos de Vida, graças a Deus. E que é também produto de muito tempo de responsabilidades públicas.

Ser Professor, e também o fui, ser Professor é ser inquieto perante a sociedade.

Não nos devemos limitar a ser “profissionais de ensino”.

Sobretudo somos Educadores.

E somos Educadores, na medida em que a par da transmissão de Conhecimento, somos agentes de Formação da Pessoa Humana.

Não há um padrão único de ser Professor.

Trata-se de uma das áreas profissionais onde a palavra “unidade” choca com a riqueza da Criatividade, choca com o Direito à Diferença, choca com a Identidade de cada um.

Ora, Identidade, Diferença e Criatividade são absolutamente necessárias para o sucesso da “revolução” que o mundo deve exigir ao Ensino dos nossos dias.

Não haja medo da palavra “revolução”.

De facto, muitas vezes e infelizmente, traduziu-se em violência, opressão, desrespeito, tragédia.

A Madeira demonstrou ser possível uma Revolução Tranquila.

Se vermos bem a História, as grandes transformações na Humanidade com maior sucesso e mais positivamente decisivas, foram-no através da Paz que permite o desenvolvimento do Pensamento e da Ciência em Liberdade.

A verdadeira “revolução” faz-se de e com afectividade, com a vontade orientada para aquilo que para nós é o Bem.

Só com Amor há uma verdadeira “revolução” de resultados positivos para a Humanidade. Digo isto sem nunca ter sido um “hippie”.

Educar é a “revolução da ternura”. (fim)

· Estrato de trabalho apresentado às Senhoras Professoras e aos Senhores Professores das Escolas à responsabilidade da Congregação Irmãs de Nossa Senhora das Vitórias.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

11:10

Um passageiro que viajava esta manhã no Lobo Marinho denunciou ao JM que a embarcação esteve parada no mar devido a uma avaria. O ferry partiu do Funchal...

17:33

O serviço Aerobus reduziu o período do serviço de transporte público desde o dia 1 de abril.

A operação que assegurava o transporte de passageiros entre...

7:30

A depressão Nuria colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo para chuva e vento (das 21h00 às 12h00 de amanhã) e ainda agitação marítima (amanhã,...

15:27

A Porto Santo Line anunciou o cancelamento das viagens previstas para o dia 3 de abril de 2025, quinta-feira, devido às más condições meteorológicas previstas....

8:55

Uma criança, de cinco anos, faleceu esta noite, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos foram acionados,...

17:35

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso de Sinal 1 (Mau Tempo) para o Arquipélago da Madeira que prevê vento de força 8 (63...

14:49

O encontro entre Caniçal e Juventude, a contar para a Taça de Prata - Grupo 5, da Taça da Madeira, terminou prematuramente a dois minutos do fim devido...

• PUB
17:27

O Instituto Português do mar e Atmosfera informou esta quarta-feira que a Madeira vai estar novamente sob uma depressão.

A depressão NURIA, nome atribuído...

20:00

O concerto que assinalou, esta tarde, no Centro de Congressos da Madeira, o primeiro feriado do Dia da Autonomia, encerrou com uma grande ovação do público...

9:32

Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a partir de hoje e até sábado sob o efeito da passagem da depressão Nuria, que vai trazer chuva,...

Últimas

23:00

Wall Street fechou hoje em acentuada baixa, no dia seguinte a Donald Trump anunciar uma forte ofensiva comercial, que faz recear pela economia dos EUA,...

22:43

A Paróquia das Eiras, no Caniço, acolhe no próximo domingo, dia 6 de abril, uma conferência sobre a temática da saúde e do cuidado dos doentes.

D. Nuno...

22:37

A Casa Branca demitiu três funcionários do Conselho de Segurança Nacional (NSC, no original), que está na origem do “Signalgate”, que envolveu a partilha...

22:18

O Sporting venceu o Rio Ave por 2-0 esta quinta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Os golos foram apontados por Geny Catamo,...

22:09

Um ataque israelita a norte da Faixa de Gaza matou pelo menos 31 pessoas numa escola que albergava pessoas deslocadas pela guerra, anunciaram hoje as equipas...

21:55

A Venezuela repatriou mais 313 venezuelanos em um voo da estatal Conviasa proveniente do México, elevando para 1.610 os migrantes deportados dos EUA e...

21:26

Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol procederam, esta noite, ao corte de uma árvore que caiu sobre a via pública na Levada do Poiso,...

• PUB
21:25

O SESARAM, EPERAM repudia veemente as acusações efetuadas pelo JPP “contra esta instituição e lamenta que sejam baseadas em premissas erradas, colocando...

21:17

A Via Sacra desta sexta-feira, na paróquia de Santo Amaro, realiza-se a partir das 19h30, ao ar livre, percorrendo diversas ruas.

Terá início à frente da...

20:56

É mais uma distinção para um produto made in Madeira. A Brisa Maracujá voltou a conquistar os paladares e a impressionar os especialistas! A icónica bebida...