Aproxima-se o Natal. Sem dúvida é a época do ano mais sentida e vivida pelos madeirenses, carinhosamente denominada de “Festa” por todos nós. Esta é uma época de muitas tradições, compreendida apenas pelos madeirenses. É a carne de vinha d’alhos, são as missas do parto, são os licores entre muitas outras tradições. Desta enorme tradição faz parte os inúmeros presépios comunitários construídos por casas do povo, paróquias, lares e outras instituições públicas e privadas. Alguns destes presépios são atrações de inúmeros visitantes a essas localidades promovendo o verdadeiro espírito natalício que é a partilha e a solidariedade. Todos estes presépios, em maior ou menor número, utilizam materiais oriundos da floresta, como seja o musgo, as ramagens, os troncos, as pinhas ou os cobiçados galhos com “barbas” que não passam de pequenos ramos com líquenes.
O Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP RAM (IFCN) compreende todas estas tradições, os usos e costumes das populações, mas também está atento aos conceitos que norteiam um bom gestor da floresta e dos espaços naturais, como seja a sustentabilidade, mas também a reciclagem ou a reutilização.
Para o musgo são definidas zonas controladas de recolha desse tipo de material em áreas públicas. Também para a recolha de pinhas e pequenos galhos são definidas zonas especificas, e as ramagens diversas proveem de árvores que por questões de gestão da floresta têm de ser abatidas. Efetuamos plantações específicas de “árvores de Natal” nos viveiros florestais com o único objetivo de cedência nesta altura do ano. Este ano apenas foram cedidas árvores de Natal a hospitais e lares pois as mesmas teriam inevitavelmente de serem retiradas dos viveiros florestais.
Apelando à sustentabilidade nesta época de Natal o IFCN lançou a campanha “Pela nossa Floresta”. Esta Campanha está enquadrada nas ações de vigilância e fiscalização do Corpo de Polícia Florestal (CPF) que ocorrem no período que antecede o Natal. É nesta altura que aumenta a procura por alguns materiais da floresta, e por essa razão, esta iniciativa pretende informar e sensibilizar a comunidade para a conservação dos espaços florestais e naturais e a sua biodiversidade.
A vigilância e fiscalização incide sobre toda á área florestal, mas com maior incidência sobre as vastas zonas sob gestão do IFCN.
De modo a sensibilizar sobre este tema, entre outros públicos-alvo, foram envolvidas várias comunidades escolares, tendo o CPF deslocado a várias escolas para o efeito.
Para nossa satisfação o número de pedidos e quantidade de material cedido e recolhido na floresta diminuir consideravelmente este ano, não se registando até ao momento nenhum processo de contra-ordenação referente a esta temática.
Outra iniciativa que o IFCN promove em conjunto com outras instituições é a decoração de um Centro Comercial da Região. Este projeto tem como objetivo sensibilizar e educar a comunidade educativa, para a necessidade da reutilização de materiais, com a consequente diminuição da acumulação de resíduos e de emissão de CO2, em prol da biodiversidade e da sustentabilidade do planeta. Este evento demostra, que recorrendo a materiais já existentes (reutilização) e com recurso a muita criatividade, é possível obter resultados muito gratificantes, como é a decoração do Centro Comercial, praticamente a custo zero.
No total, participaram 36 Instituições (5 infantários, 24 escolas básicas, 5 Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão e 2 Centros Comunitários), com um total de 1911 participantes.
Cabe agora a cada um de nós adotar comportamentos o mais sustentáveis possíveis contribuindo para o melhor ambiente.
Desejo a todos os leitores um Feliz Natal e um Excelente ano de 2024.