MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

22/12/2024 07:30

Miqueias significa quem é como Deus. O profeta nasceu numa localidade a trinta e cinco quilómetros de Jerusalém, que fazia parte do Reino de Judá na região do Ebron. Foi discípulo de Isaías de formação rural e conhecido pela violência da sua linguagem contra os aristocratas das grandes cidades, contra os grandes proprietários exploradores dos operários e dos pobres.

Ia pregando e ameaçando os habitantes de Jerusalém que teriam a mesma sorte da Samaria se não mudassem de vida. Os povos terão de mudar as suas espadas em relhas de arado. Deus exige uma moral de grande elevação. O Senhor não exige mais do que cumprir a justiça, com ternura, caridade, diante d`Ele com humildade. É conhecido pelo oráculo que pronunciou na praça pública, do bem sobre a história da salvação e sobre a fraternidade universal a que todos os povos aspiram.

Miqueias profetizava no tempo em que a Samaria capital do reino do norte, tinha sido conquistada, destruída dos seus habitantes, deportados, viviam um clima de guerra, de catástrofe e de extermínio. O povo de Israel na quase totalidade estava disperso, desmantelado e fragmentado. Miqueias dizia que o Senhor guardava para si um pequeno rebanho. Estas ovelhas sem pastor serão reunidas, mas o Senhor guardava para si um pequeno rebanho. Estas ovelhas sem pastor, serão reunidas e enviadas para o novo David, a um Messias que vai inaugurar uma época de renovação, uma época de esplendor e aliança entre Deus e o seu Povo. Miqueias vê sair o Messias de Belém. “E, tu, Belém a mais pequena entre as mais pequenas cidades de Judá. De ti renascerá quem governará Israel. As suas origens remontam aos tempos antigos, aos longínquos dias eternos.” (Miq.5,1).

Em vista deste oráculo, todo o Israel aceitava no tempo de Jesus que o Messias esperado havia de sair da sua cidade de Belém, da família de David. Mateus na sua relação com os Magos (Mat.2,6). Mateus ao falar desta narração cita este oráculo aos escribas convocados por Herodes que lhes pergunta “Onde deve nascer o Messias? “.

Finalmente o profeta Miqueias, falando dos tempos do Messias, pronunciou estas famosas palavras que as instâncias Internacionais gostam de gravar nas salas das assembleias. Os povos quebrarão as suas espadas e farão relhas de arado. E das suas lanças foices. Nunca mais as nações levantarão as espadas umas contra as outras, e as guerras acabarão para sempre.

O povo deve voltar o seu coração a Deus e colocá-lo no centro das suas vidas. Miqueias propõe a formação de uma consciência moral reta, que assegure os valores éticos fundamentais, que transformam as relações humanas gerando laços de fraternidade, justiça e paz. Miqueias poderia ser um profeta do nosso tempo, leva-nos a ser voz dos pobres, explorados e marginalizados, contra a corrupção, as injustiças e falsa vivência da fé, mas antes de tudo a vivermos em Deus, a justiça, amar a misericórdia e a viver os caminhos do Senhor.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas