MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

13/12/2022 08:00

A ciência sugere que podemos encontrar a felicidade a partir de quatro substâncias químicas naturais do corpo humano, neurotransmissores da felicidade: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Quando o cérebro liberta umas destas substâncias, há sensação de prazer.

Existem várias formas de estimular a libertação, sem que haja a necessidade de recorrer ao consumo de drogas ou outras substâncias nocivas à saúde.

Por exemplo, na adição ao álcool ou outra substância psicoativa, pode ocorrer alteração do humor. Imaginemos uma pessoa que aprecia o álcool e que beba várias bebidas, o seu nível de álcool no sangue cresce rapidamente, podendo ser estimulante em particular para quem tenha uma predisposição genética para o alcoolismo. No entanto, esse estímulo só acontece se a pessoa continuar a beber. Quando para, o nível de álcool no sangue desce e o corpo começa a produzir uma série de toxinas enquanto metaboliza o etanol consumido. A partir daí, inicia-se os sintomas de abstinência. Quando alguém consome para curar a ressaca, o remédio causa a doença.

Não pretendo relativizar a problemática com o consumo de álcool e outras substâncias psicoativas mas demonstrar que aquilo que muitas vezes se procura com esses consumos (prazer, novas e diferentes sensações), podem ser encontradas em muitas atividades, facilmente concretizáveis pelas pessoas.

Como obter?

Endorfina, hormona da felicidade - fazer exercícios físicos, comer chocolate com moderação, dançar, cantar, realizar outros hobbies.

Serotonina, hormona do prazer - fazer exercício físico, meditar, comer alimentos ricos em triptofano (tomate, banana, carnes magras), realizar atividades ao ar livre, apanhar sol.

Dopamina, hormona do bem-estar (responsável pela recompensa) - completar tarefas, celebrar pequenas conquistas, dormir adequadamente.

Oxitocina, hormona do amor - gera sentimentos de calma e segurança, responsável pelo desenvolvimento de relações emocionais - abraçar, brincar, elogiar, socializar.

A felicidade está, realmente, dentro de nós. Estas hormonas são muito importantes para o nosso corpo e além disso são naturais.

Agora que estamos nas festas de Natal, aproveitemos para estar com todos aqueles que nos fazem bem, abraçá-los longamente, rir com eles, cantar com alma as músicas da época, dançar muito, mesmo que mal, realizar programas familiares, visitar amigos. O comer e o beber fazem parte das tradições natalícias, mas o exercício e o repouso também são imprescindíveis.

Boas festas!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Que importância atribui à eleição pela 10.ª vez consecutiva da Madeira como melhor destino insular do Mundo, nos “óscares do turismo”?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas