MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Antropóloga / Investigadora

31/01/2022 08:00

Ora, a comunicação deveria ser assertiva e direta.

Vejamos:

Primeiro exemplo: o Estado Português solicita aos portugueses a testagem constante. No entanto, não garante que hajam testes para todos.

Segundo exemplo: no princípio de dezembro de 2021, afirmaram a previsão de haver um pico em janeiro de 2022. No entanto, não prepararam o reforço da linha da saúde 24 ou dos serviços de urgência, mesmo sabendo da existência deste pico!

Terceiro exemplo: afirmam que os não vacinados, incluindo as crianças, são contactos de risco. Dias depois, "abrem" tudo, já não havendo este risco. Como a variante Ómicron é menos letal do que as outras, vale tudo.

Conclusão: a questão central não é apenas a escassez de comunicação, mas sim a incoerência, a desorganização e a ineficiência dos serviços - o não funcionamentos dos centros de saúde e das urgências, o não apoio aos utentes e a discrepância nas restrições!

Não temos dados concretos nem informações certas. Por exemplo: o número certo da taxa de internados relativamente aos vacinados e não vacinados; ou o motivo pelo qual alguns médicos e pediatras são contra a vacina nas crianças e que até ao momento não mudaram de ideias; ou ainda que efeitos terão, a longo prazo, esta vacina.

Tudo isto leva à desconfiança e ao medo, principalmente ao receio de perguntar e de ser logo estereotipado de negacionista.

É preciso questionar, argumentar e contestar, caso seja este o caso. Não por ser "negacionista", mas sim porque perguntar é importar, querer saber e aprender!

Incertezas e questões continuam a pairar, sobretudo, quanto ao futuro que se avizinha!

Nestas últimas semanas, a comunicação social e os media centraram-se na campanha eleitoral. E uma das questões que se colocava era o direito ao voto dos eleitores infetados e/ou em isolamento profilático, não sendo negado o direito de votar. Concordo. Todavia, relembro: já passaram várias eleições desde o início da pandemia! Vamos devolver o voto aos portugueses que não votaram anteriormente porque estavam isolados?! Vamos impugnar as eleições? Sendo que o parecer da Procuradoria-Geral da República confirmou que é anticonstitucional proibir um português de ir votar, o que é que se faz às outras eleições? Em que país vivemos onde considerámos aceitável vedar o direito voto aos portugueses nas eleições anteriores? Que democracia é esta?

E mais: durante a campanha eleitoral já não existe COVID? Os partidos mantiveram a sua agenda como se o país não estivesse praticamente todo contaminado, com um milhão de indivíduos em isolamento. Que exemplo é este em que os políticos andam nas ruas aos beijinhos e abraços sem máscara na maioria das vezes? Ninguém se lembrou que era um péssimo exemplo para os milhares de pessoas que estão confinadas? Ou o vírus é imune às campanhas partidárias?

Tratar os portugueses como estúpidos ou ignorantes nunca foi um bom recurso!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

23:20

Confira se foi certeiro, no site dos Jogos Santa Casa....

10:22

A Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) emitiu uma nota de pesar pela morte de Maria Inês Furtado Pedro, estudante do curso de Comunicação Social,...

10:06

Uma jovem de 20 anos, filha de pais naturais de Viseu mas a residir há vários anos na costa norte da Madeira, faleceu na madrugada de sábado, na sequência...

12:44

O jogo entre o Bacchus FC e o CS Juventude de Gaula, a contar para o Campeonato +35 da 1.ª Divisão da Liga de Veteranos, terminou com um empate a uma bola,...

21:10

Um pneu saltou de um viatura em pleno andamento na via rápida, junto ao túnel João Gomes.

A ocorrência obrigou ao reboque da viatura, operação que causou...

6:59

O trânsito caótico em dois dos mais visitados pontos turísticos da ilha da Madeira faz manchete no JM, esta segunda-feira.

A reportagem, ilustrada na capa...

11:16

Estão atracados, no Porto do Funchal, três navios de cruzeiro, nesta segunda-feira.

No cais norte, encontra-se, desde ontem, o ‘The World’, que pernoita...

• PUB
12:38

À porta do Museu CR7, turistas fazem, esta manhã, uma longa fila para visitar a infraestrutura cultural destinada à vida e obra de Cristiano Ronaldo.

A...

14:42

O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, IP-RAM, em parceria com a Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, lançou esta segunda-feira...

17:00

O Instituto Politécnico de Viseu decretou três dias de luto institucional pela morte trágica de Maria Inês Furtado Pedro, estudante de 20 anos do curso...

Últimas

13:04

Os três navios que estão hoje no Porto do Funchal, AIDAprima e Seven Seas Navigator que acostaram esta manhã e o The World que atracou ontem no cais norte,...

12:57

Um caminhante publicou, esta manhã, um vídeo nas redes sociais onde se mostra, acompanhado por outros pedestres, a atravessar um caminho sinuoso, no Curral...

12:50

“Numa região autónoma como a nossa há sempre pontos em comuns, que devem ser agilizados, e que farão parte do sucesso de todo o nosso mandato”.

12:49

Em comunicado, o ADN Madeira considera que a alteração da Lei das Finanças Regionais tem potencial para fortalecer a autonomia e capacidade de resposta...

12:38

À porta do Museu CR7, turistas fazem, esta manhã, uma longa fila para visitar a infraestrutura cultural destinada à vida e obra de Cristiano Ronaldo.

A...

12:36

O XVI Governo Regional da Madeira tomará posse amanhã, pelas 16h00, numa sessão solene a decorrer no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

12:23

Decorre, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal (CCIF), no próximo dia 17, pelas 16h30, a Feira Intercultural ‘Art MINDS’.

O evento, organizado...

• PUB
12:14

Teve início, esta manhã, a 15.ª edição do Curso Intensivo em Empreendedorismo e Inovação Empresarial, que decorre no hotel Vila Galé, em Santa Cruz, até...

12:13

O Governo assinou hoje duas novas portarias para permitir que, no próximo ano letivo, comecem a abrir vagas no pré-escolar para acolher mais cinco mil...

11:47

Uma mulher, na casa dos 50 anos, sofreu, esta manhã, uma queda na via pública, em Machico.

Os Bombeiros Voluntários de Machico foram acionados, por volta...