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Artigo de Opinião

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4/06/2022 08:01

Mas se, após alguns meses na sua nova posição, perceber que você e ele não se dão mesmo nada bem, faça um diagnóstico do problema. Segundo Art Markman, professor de Marketing e Psicologia da Universidade de Austin (Texas), eis alguns dos motivos pelos quais a sua relação pode estar tensa e um conjunto de estratégias que poderá implementar para mitigar a situação:

1) É mais consciencioso - a conscienciosidade reflete a nossa motivação para cumprir tarefas de forma irrepreensível. Se é mais consciencioso que o seu chefe, poderá gastar demasiado tempo na realização das suas tarefas, na perspetiva do seu chefe. É importante descobrir as expectativas dele quanto ao nível de perfecionismo esperado. Isso ajudar-lhe-á a gerir a quantidade de esforço que é necessária para cada uma delas;

2) É mais agradável para as pessoas - a agradabilidade reflete a nossa motivação para nos darmos bem com os outros. Se é mais agradável do que o seu chefe, ele nem sempre o fará sentir-se bem-vindo. Naturalmente, irá suspeitar que o seu chefe não gosta de si. É importante prestar atenção à forma como ele trata toda a gente. Se não for particularmente caloroso, então concentre-se no feedback que recebe sobre o seu desempenho em vez de se focar nas interações interpessoais que tem com ele;

3) Difere na forma como aborda novas oportunidades - a abertura à experiência reflete a nossa orientação para coisas novas. Quando o seu chefe está menos aberto à experiência do que você, é importante informá-lo sobre novas abordagens ou oportunidades com significativa antecedência, dando-lhe a oportunidade de se sentir confortável com a novidade da situação;

4) O seu chefe não lhe estabelece prioridades - se houver um desajustamento com o seu chefe em relação ao que pensa que deveria estar a fazer, é provável que obtenha feedback negativo sobre o seu desempenho, porque está a focar o seu esforço nas coisas erradas. É importante partilhar a sua lista de tarefas com o seu chefe para que possam, conjuntamente, determinar aquelas que são mais importantes;

5) O seu chefe é reativo - neste tipo de situações nunca se tem a certeza do que é suposto estar a fazer. É importante fazer verificações frequentes com o chefe cujas prioridades estão sempre a mudar, para que possa determinar se existem novas tarefas em que deveria estar a fazer progressos;

6) Não recebe o feedback necessário - é particularmente problemático quando o seu chefe evidencia elevada agradabilidade. Este tipo de pessoas tem dificuldade em dar feedback negativo porque sente que não será apreciado quando realiza críticas. Pode ter a sensação de que o seu chefe está descontente com o seu desempenho sem quaisquer declarações específicas sobre o que deve fazer de forma diferente. É importante fazer perguntas específicas sobre o seu trabalho para obter o feedback de que necessita para melhorar. O chefe, ao se aperceber de que aceita bem críticas construtivas, ficará mais apto a oferecê-las proativamente.

Todas estas estratégias assumem que o seu chefe não pratica Mobbing - assédio moral no trabalho. Se for este o caso, necessita lidar com este assunto de forma imediata e diretamente com o Departamento de Recursos Humanos.

Parafraseando Aristóteles: "Quem se dispõe a tornar-se um bom chefe, deve primeiro ter servido a um chefe."

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