Percebemos que a Vida hoje em dia, é demasiado pensada, isto é, a falta de referenciais sólidos e a falta de Amor, abre portas à criação de estruturas/linhas de pensamento que assumem esse papel de referencial, mas que devido à sua natureza líquida são volúveis aos tempos e circunstâncias vivenciais, assumindo o papel mais de lutas por causas, causas estas em que nem sempre acreditam, mas que cumprem o propósito, mesmo que momentâneo de atribuir algum significado à vida.
A Vida não é para ser pensada, mas vivida!
Honoré Balzac "raciocinar onde é preciso sentir, é próprio das almas incapazes", acrescento que é preciso sentir e distribuir Amor enquanto razão existencial.
Vivemos tempos conturbados, uma crise de valores ímpar e uma falta de Amor ao próximo e a si mesmo sem paralelo. Experimentamos neste momento, uma guerra vazia sem propósito e sem fim à vista, uma crise financeira severa, mas mascarada, uma crise de valores na Igreja Católica sem precedente, 4815 vítimas de abusos estimadas pela comissão independente, e a Igreja Católica Portuguesa com uma reação tardia, a não assunção clara e inequívoca de responsabilidade, a não tomada de medidas preventivas imediatas de todos os envolvidos nos processos, e a não declaração clara e objectiva da necessária reparação de danos, tudo envergonha os católicos como eu.
"Porque é que as pessoas não são honestas e decentes e não arranjam um modo de vida decente e honesto" - ter e não ter - Ernest Hemingway
É a crise na habitação que se vive, idosos a terem de abandonar as suas residências para dar lugar a AL ou para habitação de luxo, são os jovens sem capacidade financeira para se estabelecerem de forma autónoma (desengane-se quem acha que são só as classes desfavorecidas, pois a classe média já não comporta tal esforço), são a falta de planeamento e estratégia por exemplo nas universidades, como é possível não existir um estudo em Portugal sobre o número de estudantes deslocados da sua área de residência e que necessitam de alojamento, e o estado criar residências para um número próximo às necessidades (obviamente este estudo deve atender as necessidades financeiras dos agregados familiares). Quando se licenciam novas universidades, polos ou aumento de vagas porque não vincular à necessidade de disponibilização de mais alojamento para estudantes deslocados? Parece simples e é! Lisboa tem mais de 2500 prédios devolutos.
O problema da habitação é claramente um problema de incapacidade de identificação da situação actual e suas vicissitudes (incapacidade por ignorância ou por interesse) e subsequente definição de estratégia para dar resposta ao mesmo.
Outro exemplo para terminar, o massacre de Nashville, o quão à deriva existencial estaria Audrey Hale, para matar a sangue frio 3 adultos e sonegar o futuro a 3 crianças de 9 anos - Evelyn Dieckhaus - Hallie Scruggs - William Kinney, quanta falta de Amor estaria a corroer o seu ser.
Todos os exemplos acima baseiam-se na falta de uma filosofia de vida consubstanciada em Amor! Uma visão da existência vazia sem valores, sem referenciais, sem regras, o vazio existencial a dominar. Sem Amor não há escrutínio nem independência, não há capacidade de julgamento, não há critério nem decisão, é deixar-se levar pelo vazio é ser volúvel ao pensamento vazio, "Não procurei nada disto, e se nos calha fazer uma coisa que remédio há senão fazê-la?" E. Hemingway
Só o Amor nos pode salvar.
O Amor, enquanto força motriz e razão da existência.