Numa reunião da Comissão Nacional socialista, o líder nacional mostrou o quanto liga à Madeira e à sua estrutura política regional.
Nem o nome do presidente do PS/Madeira se sabia e teve o azar de ser gravado a perguntar quem era "o gajo da Madeira".
Não só é algo humilhante para os socialistas regionais como o é ainda mais para quem lidera a estrutura na Madeira.
Sérgio Gonçalves fecha assim com esta "chave de ouro" o seu período de liderança à frente do PS/Madeira, um tempo que fica cada vez mais claro, ter sido um "intervalo" nas ambições de Paulo Cafofo e com as quais Sérgio Gonçalves foi e é completamente conivente.
Não que isso não fosse algo que muitos já haviam percebido e denunciado na praça pública.
Parece que não se importou em desempenhar esse papel de jarra desconhecida, manipulada pelos verdadeiros mandachuvas do PS/Madeira, que se "esconderam" em lugares secundários da estrutura e o empurraram para uma liderança a prazo.
2. Mais triste ainda
Pode parecer que é implicância, mas as evidências, os comportamentos e a forma estão a confirmar precisamente a indolência de quem se acomodou rapidamente ao papel de marionete.
Para quem não se recorda recomendo que procurem o que disse o ainda líder do PS/Madeira, Sérgio Gonçalves, logo que foi apresentada a proposta de Orçamento de Estado do ano passado.
Que ia apresentar propostas de alteração, tudo era iniciativa, ideias, coisas para mostrar trabalho e dar um ar de que, não só estava empenhado como seria até capaz de obter resultados positivos para a Madeira.
Agora, o que vemos?
Um líder que, logo a seguir a ter perdido as eleições regionais, de modo catastrófico, anunciou que não se recandidatava. Paulo Cafofo, menos de 24 horas depois anuncia que será candidato.
Combinado? Qual quê? Alguém acha isso?
Depois, uma grande preocupação - não, não com o Orçamento de Estado, entretanto apresentado - uma grande preocupação isso sim com o seu lugar. Fazer-se eleger vice-presidente da Assembleia Legislativa por quatro anos.
Já está. Sérgio Gonçalves foi eleito vice-presidente do Parlamento por quatro anos, indo sair da liderança já em dezembro!
Orçamento de Estado? Propostas apresentada e em discussão pública?
O PS/Madeira o que pensa disso? Tem propostas? O seu líder este ano não vê nada de relevante para propor?
Qual quê? Quem quiser que se dê ao trabalho!
A propósito? Não é Sergio Gonçalves quem ainda lidera os socialistas?
Mais palavras para quê?
*António Costa, este sábado