MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

13/04/2022 08:00

Muitos terrenos nessa altura não tinham qualquer tipo de aptidão e utilidade, havendo sulcos e ravinas acentuados um pouco por toda a ilha. A zona onde hoje esta implantado o Parque Florestal dos Salões constituía uma dessas zonas, não obstante a sua proximidade ao centro da Vila Baleira.

Nessa altura (anos 50 do seculo passado) os então Serviços Florestais adquiriram alguns terrenos na zona, tendo inclusive alguns proprietários cedido esses mesmos terrenos a valores simbólicos dado a inutilidade dos mesmos.

Na altura, sob a orientação do Eng. Silvicultor Campos Andrada chefe da Circunscrição Florestal do Funchal, iniciou-se um trabalho de recuperação e de infraestruturação de toda a zona do atual Parque Florestal dos Salões que possui uma área superior a 6 hectares (equivalente a mais de 6 campos de futebol). Construiu-se a casa de apoio à atividade dos Serviços Florestais no Porto Santo, construiu-se caminhos de acesso automóvel, construiu-se caminhos pedestres, arborizou-se grande parte da zona e construiu-se e dinamizou-se uma das mais importantes infraestruturas para o sector florestal no Porto Santo o Viveiro Florestal dos Salões.

Esta visão e esta persistência, que se perpetuou posteriormente ao longo dos tempos com a regionalização dos Serviços Florestais e a continuidade dos trabalhos de gestão florestal, permitiram, hoje, termos o património arbóreo que encontramos no local.

Com esse património notável, o Governo Regional decidiu a alguns anos a esta parte valorizar ainda mais este Parque Florestal que, à presente data, encontra-se no centro da cidade e que por esse fato adquire ainda maior valor e notoriedade.

O Instituto das Florestas Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN) em conjunto com os serviços do Governo Regional no Porto Santo, delinearam em conjunto um projeto de recuperação para este parque, que contemplou a recuperação de algumas infraestruturas existentes e criação de novas atratividades. Foi projetado e criado uma zona de mini golf e jogos tradicionais numa área do antigo viveiro florestal que já não era utilizada. Criou-se uma zona para exercício com a instalação de equipamentos para o efeito. Criou-se zonas de lazer com materiais típicos e tradicionais do Porto Santo, recuperou-se os percursos pedestres existentes. Criou-se um circuito de manutenção tirando proveito de toda a área e de todos os percursos pedestres existentes ao longo desta extensa área. Mais recentemente, foram projetados e construídos fogareiros, instaladas mesas e bancos, colocados caixote do lixo, permitindo o uso lúdico da população com a realização de piqueniques e churrascos. As casas de banho e a existência de água permitem ainda dar maior dignidade a este local. De realçar e relevar que todos estes trabalhos foram executados no terreno por funcionários do Governo Regional no Porto Santo.

Mas o Viveiro Florestal dos Salões continua a possuir a mesma importância na atual política florestal para o Porto Santo. Havia, pois, a necessidade de investir e recuperar toda esta infraestrutura, e criar nova capacidade produtiva de plantas, agora com um novo desafio, o desafio de produção de plantas indígenas e endémicas do Porto Santo, através de material genético do próprio Porto Santo. A Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através do IFCN está a recuperar e a remodelar todo o Viveiro Florestal construindo novas infraestruturas, modernas, tecnologicamente avançadas, mais eficientes, permitindo produzir em breve plantas que nunca foram produzidas em viveiro, um investimento importante para o Porto Santo e para a política florestal traçada para esta ilha, num investimento que ultrapassa os 660 000 euros.

Após toda esta intervenção verificamos que o Parque Florestal dos Salões ganha ainda mais qualidade, passando a ser novamente uma zona de eleição para os Porto-Santenses e para os muitos visitantes que procuram esta ilha para ferias e lazer, continuando a ter um papel fundamental a nível florestal.

Esta é a política traçada pelo Governo Regional de modernizar, requalificar e valorizar as zonas de recreio e lazer quer nos parques florestais quer nas zonas florestais.

Desejo a todos uma Santa e Feliz Páscoa.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a introdução de um novo feriado a 2 de Abril do Dia da Autonomia?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas