MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

18/10/2023 08:00

Associar o processo de renovação às estações do ano pode ser uma forma de dar uma nova energia para iniciar a mudança comportamental. No outono, as árvores perdem as folhas para dar lugar a folhas novas, deste modo podemos renunciar velhos padrões de pensamento e comportamento, isto é colocar de lado tudo o que seja supérfluo nas nossas vidas, que por vezes até são prejudiciais ao nosso bem-estar, e criar um espaço de desenvolvimento pessoal de novas competências e qualidades. Por outro lado, o outono pode ser uma época para a reflexão, em olharmos para nós próprios, e identificamos áreas da nossa vida que não nos satisfazem e que podemos melhorar. É importante criar metas para a mudança individual. Da mesma forma que o outono marca a transição do verão para o inverno, o crescimento pessoal e individual envolve a superação de obstáculos e adaptação a novas circunstâncias. Todo este processo é muito pessoal e não existe uma solução padrão, cada um tem de encontrar o caminho que funciona para si. Renovar atitudes e comportamentos necessita de prática, persistência e autodisciplina. É importante estar disponível para se esforçar na criação de um pensamento positivo e compassivo, lembre-se de que pequenas mudanças sólidas levarão a uma transformação significativa ao longo do tempo.

A renovação individual é um processo pessoal e contínuo de autodescoberta, crescimento pessoal e mudança. Neste processo o individuo toma consciência de quem é, do que valoriza na vida e a procura constante de se tornar numa melhor versão de si próprio. De realçar a importância do autoconhecimento, em que a pessoa se avalia e está atenta ao que os outros lhe transmitem de positivo; a definição de metas a atingir, que sejam alcançáveis, em que define áreas da sua vida que quer alterar e cria um plano a conquistar; o desenvolvimento pessoal através da aprendizagem contínua e melhoria das aptidões individuais; o cuidar da saúde física e mental fazendo escolhas saudáveis na alimentação e na prática de atividade física; estabelecimento de um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional com limites saudáveis; o envolvimento ativo em atividades da comunidade como voluntário, contribuindo com pequenos gestos de ajuda ao próximo, que terão impacto também na sua vida; adaptação às diversas situações que surgem aceitando a mudança como parte da sua vida e encarando os desafios como oportunidade de crescimento; aceitar os seus erros e aprender.

Seja paciente consigo próprio e aceite cada pequena vitória conquistada ao longo do caminho. Lembrando que o crescimento pessoal é um caminho e não o destino final.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que um animal seja alvo de um voto de pesar na Assembleia Legislativa da Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas