MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

20/07/2022 08:00

Arrearam-se as canoas, os amigos fizeram-se ao mar e assim começou, sem que os responsáveis pela iniciativa tivessem noção, uma das mais peculiares tradições da Madeira.

O circuito, esse, era bem diferente de hoje. A primeira regata teve, como ponto de partida, o porto do Porto Moniz, contornava "a baixa" e tinha o seu término no mesmo ponto onde havia partido.

À chegada, apenas uma barraca, resultado de uma coleta organizada entre todos os pescadores. Era a festa do povo pela noite dentro. Genuína e sem grandes planificações. Fruto da espontaneidade e, sobretudo, da vontade.

A tradição manteve-se, mas o correr do tempo trouxe mudanças. Mudou-se o trajeto da regata para aquele que ainda hoje se mantém, tendo o ponto de partida no porto da freguesia do Seixal e a chegada no porto da freguesia do Porto Moniz. O evento passou a ser integrado no então denominado "Dia do Mar", passou depois a evento de fim de semana e estendeu-se posteriormente por sete dias. Sofreu avanços e retrocessos mas, desde 2014, transformou-se, efetivamente, num evento de sete dias em que a música, a animação, o desporto, a cultura e a educação ambiental imperam.

Independentemente das críticas é incontestável que a Semana do Mar ganhou o seu espaço. Não rivaliza com ninguém, a não ser com as suas edições passadas. Tem evoluído a cada ano, não só pela qualidade dos artistas, mas também pela diversidade de atividades que contempla. Neste espaço referi já que tudo o que de bom se faz na Região, independentemente do local onde se realize, beneficia todos sem exceção. É desta forma que devemos pensar. É desta forma que todos os autarcas devem pensar.

São ocos e estéreis os argumentos de que o investimento neste certame é elevado porque não têm em conta o retorno da Semana do Mar para a economia local e para a promoção do destino Porto Moniz. Para que se tenha noção, há mais de seis meses que não há alojamento disponível no Concelho. Não há melhor forma de se responder às críticas destrutivas que não seja com factos concretos e com trabalho. É por esse motivo que ainda antes de ter início a Semana do Mar 2022 estamos já a trabalhar no programa da Semana do Mar 2023.

A Semana do Mar é para a população do Porto Moniz, mas o seu sucesso depende também dessa mesma população e vive do seu profissionalismo no atendimento aos clientes, da sua amabilidade na receção aos visitantes e da sua compreensão dos constrangimentos que um evento desta envergadura acarreta para as rotinas de quem cá vive.

As expectativas de quem pretende deslocar-se ao Porto Moniz na próxima semana são altas. As expectativas de quem organiza o evento vão no sentido de que quem nos visitar saia satisfeito porque a verdade é que após todas as vicissitudes decorrentes da situação pandémica estamos ávidos de convívio, de festa e de confraternização, sem contudo esquecermos que o sucesso deste evento dependerá também da capacidade de todos saberem usufruir dele com civismo, sentido de responsabilidade e respeito pelos outros.

Desejo que a Semana do Mar decorra da melhor forma para a população, para os empresários e para os milhares de visitantes que por cá passarão. O sucesso deste evento depende de todos vós.

Estaremos aqui para dar-vos as boas-vindas e acolher todos quantos nos visitam de braços abertos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas