A palavra Metaverso é frequentemente atribuída ao romance distópico cyberpunk de Neal Stephenson (1992) intitulado Snow Crash. No entanto, está longe de ser mera ficção científica e em 2003 programadores de software inspirando-se nele criaram o Second Life, onde qualquer pessoa poderia criar um avatar animado de si e interagir com outras pessoas numa variedade de espaços virtuais. A palavra "Meta" tem origem no grego e significa "além", ou seja, que há mais a ser construído e vivenciado. Segundo a Meta Platforms, Inc.: "O Metaverso é um conjunto de espaços virtuais onde se pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico".
Aplicado ao mundo do trabalho, o Metaverso promete conduzir a novos níveis de ligação social, mobilidade e colaboração, reformulando-o em pelo menos quatro formas: 1) novas configurações imersivas de colaboração em equipa; 2) surgimento de novos colegas digitais, dotados de inteligência artificial; 3) aceleração da aprendizagem e aquisição de competências através da virtualização e tecnologias gamificadas; 4) eventual ascensão de uma economia Metaverso, com organizações e postos de trabalho completamente novos.
O Metaverso abre novas possibilidades para repensar o ambiente de trabalho, introduzindo elementos de aventura, espontaneidade e surpresa. Um escritório virtual não tem de ser um ambiente organizacional draconiano e uniforme no centro da cidade: porque não uma praia, um cruzeiro marítimo ou um outro mundo? Os nossos colegas de trabalho no Metaverso não se limitarão aos avatares dos nossos colegas do mundo real. Cada vez mais, a nós juntar-se-ão colegas digitais altamente realistas, dotados de inteligência artificial, de tipo humano.
O Metaverso poderá ainda revolucionar a formação e o desenvolvimento de competências, comprimindo drasticamente o tempo necessário para adquiri-las. Ainda na sua fase inicial, proporciona uma oportunidade para as organizações restabelecerem o equilíbrio do trabalho remoto/híbrido, com o objetivo de recuperar a espontaneidade, interatividade e diversão, mantendo a flexibilidade, produtividade e conveniência de trabalhar a partir de casa.
A este propósito, a empresa de software ExpressVPN entrevistou recentemente 1500 colaboradores nos EUA a fim de questionar como é que o Metaverso iria afetar o seu trabalho. Quando questionados porque estariam interessados em trabalhar no Metaverso, as quatro primeiras respostas foram: 1) aumento da flexibilidade do trabalho a partir de casa (45%); 2) uma forma mais fácil de colaborar com os colegas de trabalho (36%); 3) aumento das oportunidades de emprego (33%); 4) capacidade de viajar virtualmente (33%). Os inquiridos tiveram algumas preocupações relacionadas com a privacidade e segurança digitais, bem como a vigilância dos colaboradores. Quando questionados sobre a sua previsão de trabalhar num ambiente Metaverso, 46% dos inquiridos pertencentes à Geração Z responderam dentro dos próximos 2 anos, em comparação com 19% dos Baby Boomers.
Parafraseando Satya Nadella, CEO da Microsoft: "O Metaverso está aqui, e não está apenas a transformar a forma como vemos o mundo, mas como participamos nele - desde o chão de fábrica até à sala de reuniões".