MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Antropóloga / Investigadora

8/11/2021 08:00

Como é do nosso conhecimento, o serviço de urgência é, muitas das vezes, a linha da frente no que diz respeito ao contato do doente com o serviço de saúde.

Posto isto… recentemente presenciei a decadência dos nossos serviços de urgência em primeira mão, tal como muitos dos nossos leitores.

No mês de outubro desloquei-me a um Hospital público, mais propriamente ao serviço de urgência, na zona de Lisboa. Após ser chamada na receção e expor o motivo da minha deslocação, inseriram-me uma pulseira amarela e, seguidamente, cobraram o valor de 16€ referente à taxa moderadora.

Rapidamente, sou chamada à triagem que demorou menos de um minuto. Após esta triagem, aguardei horas e horas, não sendo atendida de todo. Após esta demora excessiva sem qualquer tipo de justificação, desisti e decidi que o melhor seria regressar ao meu domicílio. Qual o meu espanto quando, ao solicitar a devolução do valor cobrado - volto a citar 16€ -, indicaram que não efetuavam a devolução do montante uma vez que já tinha sido sujeita à triagem pelos serviços de enfermaria, e que caso de abandono do local, teria de efetuar um novo pagamento para admissão.

Devo dizer que esta situação é extremamente chocante e absurda: a cobrança de 16€ na admissão num Hospital Público - repito PÚBLICO - e a não devolução do valor caso o utente já tenha sido sujeito a triagem e mesmo que não tenha sido observado por um médico.

Ou seja: o atendimento na triagem é surpreendentemente célere, sendo o tempo de espera 5 MINUTOS e o atendimento menos de 1 MINUTO. Até devia ir para o Guinness World Records. Mas a observação médica, isso já é outra conversa. Tempo de espera estimado: entre 8 e 10 horas. Tempo de atendimento: Who knows?! Uma forma eficiente de garantir a não devolução desta taxa moderadora! Porquê tanto tempo de espera? Who knows?!

Pergunto: isto é o que chamamos de serviços de saúde públicos?

Serviços, principalmente de urgência, não devem ser cobrados uma taxa moderadora no momento de admissão, com um valor tão elevado, principalmente, quando temos utentes com um elevado grau de dificuldade financeira sem possibilidade de pagar uma quantia tão alta. Não será DESUMANO e CRUEL a cobrança deste valor (ou até bem mais) e deixar os utentes à espera mais de 12 horas? Como qualquer ser humano, todo o utente tem o direito de poder recorrer a um médico ou hospital, público, sem ser obrigado a pagar um valor monetário tão elevado como é exigido nos dias de hoje.

Após verificar esta situação neste hospital em específico, verifiquei, em conversa com familiares, que era uma questão recorrente no nosso país, sendo cobrado valores bem superiores em outros hospitais públicos, dependendo da zona e do tipo de patologia, desvalorizando o tempo de espera e a capacidade financeira do utente.

Justificação para esta cobrança: o não sobre carregamento nos Serviços de Urgência Hospitalar.

Durante as longas horas de espera que aguardei, verifiquei vários utentes com dores intensas, desmaios, vómitos, choros e outras incapacidades. É de uma extrema violência uma pessoa ver-se "obrigado" a aguardar durante horas sem fim, numa sala de espera, cheia de dores, necessitar obrigatoriamente de ser vista por um médico e sem possibilidade de recorrer a um privado.

A situação nas urgências do serviço público é de autêntico caos. Sendo de vital importância esta questão, reportei a mesma não apenas à Direção do respetivo Hospital como também ao Gabinete de Ministra da Saúde e agora publicamente, na medida de reivindicar a revisão destas taxas moderadoras que são impostas no SNS e, sobretudo, a RESPOSTA AO SERVIÇO SE URGÊNCIA!

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